Por José Ângelo Santilli
No ano de 2019 foi realizado o piloto do sistema MetA-SP, uma ferramenta para aplicação de Avaliações de forma digital, em várias escolas do estado da região de São Carlos. A iniciativa só foi possível graças à colaboração da Diretoria de Ensino da região, do Centro de Materiais Funcionais (CDMF) da Universidade Federal de São Carlos (apoiados pelo CNPq e pela FAPESP) e da empresa Aptor Software.
Foram, ao longo do piloto, realizadas aplicações das Avaliações de Aprendizado em Processo (AAPs) de forma diferente da costumeira. Através do sistema MetA-SP tais avaliações foram realizadas por meio digital e os alunos da rede puderam utilizar tanto computadores quanto celulares/tablets para responder as questões. O sistema permitiu que os alunos fizessem e enviassem os resultados diretamente para uma plataforma online, que já organizava os acertos e erros dos estudantes, diminuindo assim a tarefa dos professores e aplicadores de corrigir e organizar esses resultados.
Os resultados dessas provas foram comparados entre os alunos que responderam a mesma por meios físicos e os que responderam por meios digitais, revelando que, estatisticamente, o método inovador não trouxe malefícios à aplicação das avaliações. Cerca de 86,6% dos parâmetros de comparação com o método tradicional se mostraram dentro da variação esperada, levando em conta a diversidade das escolas e alunos que participaram do piloto.
O sistema também conta com medidas de segurança que não ocorram colas, além de garantir a segurança e confiabilidade da prova e resultados. No caso de celulares/tablets o aplicativo gerencia a internet e garante que a prova seja feita apenas quando o aluno não está conectado, evitando assim comunicação com outros avaliados ou até mesmo com fontes de respostas.
As atividades ocorreram entre os períodos de 01 de fevereiro a 31 de maio de 2019, 01 de junho a 20 de setembro de 2019 e de 23 de setembro a 20 de dezembro de 2019. Nessas atividades, mais de 27.000 estudantes utilizaram o MetA-SP como única forma de enviar os resultados das AAPs, além de identificarem melhorias para o sistema.
Estima-se que a cada 10.000 alunos realizando 5 avaliações anuais com uma média de 4 folhas por avaliação, sejam economizadas mais de 1.200.000 folhas de papel (correspondendo a aproximadamente 8.400.000 litros de água e aproximadamente 80.000 árvores). Além disso, nessa mesma estimativa, evita-se corrigir manualmente mais de 300.000 provas!
Neste ano de 2020 o uso do MetA-SP já foi organizado e, nesta primeira semana de fevereiro, já estão sendo aplicadas as Avaliações de Entrada (ADEs). Somente estas aplicações já atingirão um público de 6.000 alunos e facilitarão a avaliação de entrada dos estudantes às escolas públicas do estado na região de São Carlos.
CDMF
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).