Pesquisadora do CDMF recebe homenagem

Professora vinculada ao IPEN foi citada em livro com o nome de 100 pesquisadoras inspiradoras na área de cerâmica, vidro e engenharia

A professora Eliana Navarro dos Santos Muccillo, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), uma das instituições participantes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi selecionada para ter seu currículo incluído no livro Successful Women Ceramic and Glass Scientists and Engineers: 100 Inspirational Profiles. A publicação apresenta uma lista de pesquisadoras mulheres na área de cerâmica, vidro e engenharia de instituições da América, Europa, Ásia e Oceania.

Eliana Muccillo tem bacharelado e licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), e Mestrado e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do IPEN desde 1976 e docente da pós-graduação da USP desde 1998. Possui mais de 100 trabalhos publicados em periódicos internacionais indexados, duas patentes e um capítulo de livro. Orientou 7 teses de doutorado e 13 dissertações de mestrado. Recebeu três prêmios por trabalhos científicos, sendo o último da American Ceramic Society, em 2015.

Além disso, a professora é membro do conselho editorial da revista Cerâmica e co-editora de número especial do periódico Advanced Materials Research. Relatora de periódicos internacionais e de agências de fomento nacionais (FAPESP, CNPq e Capes) e internacional (National Science Foundation). Foi gerente adjunto do Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais do IPEN no período de 2009 até 2013.

A versão online do livro pode ser acessada clicando aqui. A obra foi compilada e editada pela pesquisadora estadunidense Lynnette Madsen, da Svedberg Science. A publicação contempla 50 pesquisadoras dos Estados Unidos, 45 da Europa, Ásia e Austrália e 5 do Canadá e da América Latina.

O livro foi lançado no simpósio Advances in Ceramics, Glasses, and Composites by Women, their Mentors and their Mentees organizado por Madsen e peloprofessor Gary Messing, da Penn State University (EUA), no congresso “Materials Science and Technology 2015” da American Ceramic Society, em Ohio, Estados Unidos, que ocorreu de 4 a 8 de outubro. Na ocasião, a professora Eliana Muccillo ministrou uma palestra convidada intitulada Understanding the Sintering Process of Ceramic Solid Electrolytes: Doped Ceria, a Case Study, em que abordou o processo de sintetização de eletrólitos sólidos cerâmicos.

A lista de pesquisadoras leva em consideração suas afiliações, pontos de contato, publicações em periódicos, apresentando uma breve biografia, destaques dos sucessos na carreira e fotos. O livro é uma forma de inspiração para a próxima geração de cientistas e engenheiras.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).