As pesquisas conduzidas pelo grupo liderado pelo pesquisador Flavio Leandro de Souza, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) é destaque em matéria do blog “Sínteses” na Folha de São Paulo.
A matéria destaca um artigo que apresenta um novo material, desenvolvido pelo grupo, que pode ser fundamental para a melhoria das baterias de estado sólido.
Confira:
Grupo brasileiro desenvolve material para próxima geração de baterias
Por Mariana Pezzo
Como registrado aqui em Sínteses, a revista Nature elegeu as baterias de estado sólido um dos 10 temas de pesquisa para prestar atenção em 2020. Esses dispositivos são considerados o futuro das baterias, diante das novas demandas colocadas pela transição energética para fontes renováveis e sustentáveis.
A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) destacou recentemente resultados que mostram a participação da ciência brasileira nesse esforço de pesquisa e desenvolvimento. O trabalho divulgado enfrenta um dos principais obstáculos para as baterias de estado sólido: a baixa condutividade dos eletrólitos sólidos em temperatura ambiente.
Matéria completa disponível na página da Folha de São Paulo
CDMF
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).