CDMF analisa óxidos metálicos como potenciais inibidores de ligação do Sars-CoV-2 às células hospedeiras

ensaios serão conduzidos por pesquisadores brasileiros e espanhois

O pesquisador Rafael Ciola, Pós – Doutorando no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), atualmente em missão na Universitat Jaume I (UJI), na Espanha, integra esforços de pesquisas sobre a COVID – 19.

Junto a outros pesquisadores brasileiros e espanhóis, coordenados por Juan Andrés Bort, professor da UJI, o Pós- Doutorando vai analisar possíveis efeitos de óxidos metálicos como inibidores dos mecanismos de ligação do novo coronavírus, o Sars-CoV-2, às células hospedeiras.

A pesquisa de Ciola conta com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). No vídeo abaixo ele fala um pouco mais sobre sua linha de pesquisa e sobre os esforços para redirecionar as pesquisas para contribuir na contenção da COVID – 19.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2910 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.