Artigo de pesquisadores do CDMF e da Nanox descreve desenvolvimento de tecidos com propriedades antivirais

Trabalho foi publicado em periódico do japão

Um artigo publicado por pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e da Nanox Tecnologia, uma das spin offs do Centro, descreve os processos de pesquisa e desenvolvimento de tecidos com atividade bactericida, antifúngica e antiviral, em especial contra o SARS-CoV-2, coronavírus responsável pela COVID-19.

O artigo, intitulado “Engineering polycotton fiber surfaces, with an timicrobial activity against S. aureus, E. Coli, C. albicans and SARS-CoV-2” foi publicado no periódico Japan Journal of Medical Science, editado pela ScieniQ Publishers, e contou com a participação de diversas instituições como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universitat Jaume I (UJI), da Espanha, e a Universidade de São Paulo (USP).

O artigo que tem como autores Guilherme C. Tremiliosi, Luiz Gustavo P. Simoes, Daniel T. Minozzi, Renato I. Santos, Daiane C. B. Vilela, Edison L. Durigon, Rafael R. G. Machado, Douglas F. Sales-Medina, Alexandre C. Banari, Lara K. Ribeiro, Ieda L. V. Rosa, Marcelo Assis, Juan Andrés, Elson Longo e Lucio H. Freitas-Junior.

O artigo já está disponível no repositório do CDMF. Clique AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2836 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.