Empresa spin off do CDMF lança máscara respiratória com propriedades bactericidas e antivirais

Equipamento é resultado de parceria entre a Nanox, a ELKA e a IEC Partners

A Nanox Tecnologia, spin off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) apoiada pelo programa PIPE da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), acaba de lançar, em parceria com a empresa ELKA e a IEC Partners, uma máscara respiratória com propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais.

Tais propriedades são resultantes da adição de micropartículas de prata e sílica aos polímeros dos quais a nova máscara é feita. Embora ainda não exista comprovação da ação das partículas contra o vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, elas podem evitar a infecção cruzada com outros patógenos, como bactérias e fungos oportunistas, responsáveis pelo agravamento de quadros de Covid-19 e, também, agir contra outros tipos de vírus, aumentando a segurança para seus utilizadores.

O equipamento, batizado de OTO, é uma alternativa às máscaras N-95 indicadas para utilização pelos profissionais de saúde em ambientes hospitalares e tem a vantagem de poder ser reutilizada após ser higienizada com água e sabão e com a troca de seu elemento filtrante. Esses elementos são descartáveis, do tipo PFF2.

A máscara deve ter sua produção em escala iniciada no princípio de maio com uma produção estimada em 200 mil unidades por mês que, de acordo com a demanda, poderá ser ampliada para até 1 milhão de unidades por mês. A expectativa é fornecer principalmente para serviços hospitalares e até 10% de sua produção deverá ser doada pelas empresas.

Mais informações estão disponíveis em: https://www.otomask.com.br/

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.