Colabores do CDMF na França produzem cartilhas didáticas sobre Ciência

Os pesquisadores André Perrin e Christiane Perrin, ambos professores da Universidade de Rennes 1 e diretores de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), na França, e parceiros do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) em investigações sobre novos materiais bactericidas e fungicidas.

Além das atividades de os dois professores também têm se dedicado à confecção de materiais didáticos sobre Ciência para utilização em exposições, mostras práticas educativas organizadas pela biblioteca Sciences Beaulieu.

As atividades tiveram início no âmbito dos anos internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU). Os primeiros materiais foram produzidos em comemoração ao Ano Internacional da Química (2011), seguidas pelos Anos Internacionais da cristalografia (2014), da luz (2015), das leguminosas (2016) e, mais recentemente, da Tabela Periódica (2019).

O material desenvolvido sobre a tabela periódica apresenta algumas histórias e lendas sobre sua confecção, como a que sugere que
Mendeleiev teria desenhado sua classificação em um dia, tendo cartas de baralho nas costas das quais ele teria inscrito o símbolo dos elementos conhecidos e sua massa atômica.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2924 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.