O município de Nova Europa (SP) vai adotar o Ludo Educativo na rede municipal de ensino. A decisão ficou acertada em reunião virtual realizada na última quarta-feira (3/3) com a participação do professor Elson Longo, diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/FAPESP), a professora Tuta de Oliveira, secretária municipal de Educação, professores da rede e representantes da Aptor Software.
A plataforma Ludo Educativo de aprendizado colaborativo é um projeto de extensão universitária fruto de parceria entre o CDMF, um os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e a Aptor software, uma spin-off do centro de pesquisa. A plataforma conta com mais de 50 jogos que têm como objetivo divertir e fixar conteúdos de áreas variadas, entre elas história, matemática, química, nutrição, preservação ambiental, controle de doenças e vacinas.
O Ludo Educativo já foi adotado também nas redes municipais de ensino de São Carlos, Araraquara e Gavião Peixoto.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).