Alunos de Iniciação Científica do CDMF vencem desafio de inovação

equipe apresentou duas novas rotas para a produção do ácido adípico

A equipe Huskies, formada por alunos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos, conquistou o primeiro lugar no “Desafio Radix – Em busca do carbono zero” proposto pela empresa Radix Engenharia e Software durante a Semana de Engenharia Química da Escola Politécnica (SEQEP-USP). Os graduandos premiados são Victor Fiore, Henrique Miranda, Victor Silva, João Pedro Gaudêncio e Arthur Salomão, sendo os dois últimos alunos de Iniciação Científica do Centro de Desenvolvido de Materiais Funcionais (CDMF).

O objetivo do “Desafio Radix – Em busca do carbono zero” foi apresentar uma proposta que vise a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa, com ênfase no ácido adípico, um dos compostos que mais contribui com o fenômeno. Diante disso, a equipe vencedora expôs ideias que, a partir de estudos científicos e análises econômicas, podem contribuir significativamente para converter o processo industrial, empregado pela grande maioria das empresas, em um processo ecologicamente sustentável. 

Para o case final, a equipe exibiu duas novas rotas para a produção do ácido adípico, de modo que a poluição fosse reduzida ou extinta. Esse ácido em questão, além de contribuir com o efeito estufa, é uma das matérias-primas básicas para as cadeias de produção de poliamidas, poliuretanos base éster, plastificantes e intermediários químicos. Tendo aplicações em sistemas de poliuretanos, sínteses orgânicas, polímeros e fibras têxteis de poliamida, lubrificantes, plastificantes, adesivos, tintas e resinas, entre outros. 

“Sendo a produção do ácido adípico geradora de monóxido de dinitrogênio (N2O), o gás gerador do efeito estufa, a principal solução apresentada foi a de substituição do agente oxidante (ácido nítrico) e, consequentemente, do catalisador da reação, responsável pela emissão de óxidos nitrosos, que são até 300 vezes mais poluentes que o dióxido de carbono, resultando em um subproduto não poluente, a água”, explicou Arthur Salomão. 

A outra proposta da equipe apoiou-se em uma rota biotecnológica para obtenção do ácido adípico. “Esta, por sua vez, empregou a transformação de substratos orgânicos, principalmente açúcares (glicose), a partir de micro-organismos geneticamente modificados (com técnicas de DNA recombinante), nesse caso Escherichia Coli, produzindo assim, o ácido adípico no meio extracelular”, completou Salomão. 

Sobre a experiência de serem alunos de Iniciação Científica no CDMF, João Pedro Gaudêncio e Arthur Salomão afirmam ser uma vivência indescritível e enriquecedora. Para eles, foi crucial para um bom resultado na competição e, além disso, uma oportunidades imprescindível para a formação acadêmica, profissional e, sobretudo, pessoal.

Ao todo, 10 equipes, com cinco participantes cada, sendo todos graduandos de Engenharia Química em diversas universidades do país, participaram do Desafio Radix. A equipe vencedora foi premiada com R$ 2.500,00 e uma vaga de estágio para cada integrante do grupo. 

CDMF

Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.