Pesquisa desenvolve teste de Covid-19 portátil e barato que usa apenas uma gota de saliva

G1 São Carlos e Araraquara

Pesquisa desenvolve teste de Covid-19 portátil e barato que usa apenas uma gota de saliva

O sensor, que está em fase de estudo dá a resposta em poucos segundo por meio de um aplicativo de celular.

Por G1 São Carlos e Araraquara

06/08/2021 07h09  

Uma doutora em química de Araraquara (SP) está a poucos passos de conseguir desenvolver um teste para Covid-19 que é portátil e barato. Trata-se de um sensor que pode ser acoplado ao celular e detecta de forma rápida o vírus apenas com uma gota de saliva.

Talita Mazon é pesquisadora do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas, onde já foi desenvolvido um teste com os mesmos padrões para o zika vírus, mas que usa a urina ao invés da saliva.

Ela explicou que com a pandemia, surgiu a ideia de adaptar o teste para a Covid.

“Nós estudamos qual material biológico seria mais eficaz para a detecção da Covid-19 e o que a gente fez foi mudar no teste o material biológico que identificava o vírus da zika para detectar a proteína spike [associada à capacidade de entrada do coronavírus nas células humanas].”

O teste poderá ser realizado por qualquer pessoa, independente se tiver sintomas gripais ou não e sem a necessidade de um profissional de saúde. O resultado sai em segundos.

“É preciso pegar uma mostra de saliva e pingar na base sensora. Se você tiver o vírus, a proteína que estiver na saliva se ligar ao material da base, que vai emitir um sinal elétrico que um aplicativo de celular lê e vai dizer testado positivo ou testado negativo”, explicou a pesquisadora.

O dispositivo já foi testado com 70 pacientes do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu.

Quando a pesquisa estiver finalizada, o relatório será encaminhado para aprovação da Anvisa. O objetivo é encontrar uma empresa que possa colocar o teste no mercado. O custo estimado para o consumidor é de R$ 10.

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.