Bolsistas do CDMF participam do I Workshop de Pré-Iniciação Científica em São Carlos

Evento foi organizado pela Eduscar

A primeira edição do Workshop de Pré-Iniciação Científica da DER São Carlos e da EduSCar, realizada em dezembro de 2021 no Paço Municipal de São Carlos, reuniu bolsistas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e a outros Centros de Pesquisa sediados no município. O Workshop foi promovido por meio da parceria entre a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos e a EduSCar

Os 28 alunos que participaram do evento apresentaram seus projetos de pesquisa desenvolvidos durante o período de agosto de 2020 a agosto de 2021. Foram, ao todo, 14 pôsteres sobre os mais variados temas, como saúde, energia, meio ambiente e química forense. 

Os docentes Lucia Mascaro e Elton Sitta, ambos do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e vinculados ao CDM, auxiliaram na organização do evento e na orientação dos bolsistas em conjunto com Wilma Regina Barrionuevo e Karina Lupetti, integrantes da EduSCar. O evento também contou com a participação dos professores orientadores das escolas de São Carlos e com a presença da Diretora Regional de Ensino de São Carlos, Debora Blanco, e com a Secretária Municipal de Educação, Wanda Hoffman.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2910 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.