Professor da Universitat Jaume I inicia mais um período de investigações no Brasil em conjunto com pesquisadores do CDMF

Novas pesquisas dão continuidade ao desenvolvimento de materiais com propriedades virucidas

O pesquisador Juan Andrés, professor da Universitat Jaume I (UJI), da Espanha, acaba de desembarcar no Brasil para mais um período de atividades conjuntas com os integrantes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).

Na primeira etapa de seu período de permanência no Brasil, Andrés desenvolve atividades de pesquisa relacionadas a mecanismos de eliminação do vírus causador da COVID-19 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em conjunto com o pesquisador Miguel San Miguel, professor do Instituto de Química (IQ) da Unicamp e integrante do CDMF.

Ainda em Campinas, o pesquisador espanhol visitará as instalações do Sírius, no Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), onde será acompanhado pelo pesquisador Edson Leite, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar), Vice-Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do CNPEM e Vice-Diretor do CDMF.

Na próxima semana, Andrés começa a segunda etapa de sua estadia no Brasil com atividades na UFSCar em conjunto com o pesquisador Elson Longo, Professor Emérito do DQ – UFSCar e Diretor do CDMF, e sua equipe.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.