Edição Especial da “Revista Eclética Química” presta homenagem ao cientista José Arana Varela

Edição conta com dez artigos de importantes nomes da pesquisa em materiais

Por José Angelo Santilli

A revista Eclética Química Journal, periódico científico trimestral mantido pelo Instituto de Química (IQ) da UNESP, campus de Araraquara, publica neste mês de abril uma edição especial em homenagem ao cientista José Arana Varela, falecido em 18 de maio de 2016, aos 72 anos de idade, que desenvolveu sua carreira acadêmica no IQ da UNESP.

A edição estará disponível no site da revista a partir de 11 abril, data do aniversário natalício do homenageado, com prefácio escrito pelo professor Elson Longo, diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/FAPESP), e pelo professor Juan Andrés, professor da Universitat Jaume I (UJI) e parceiro do CDMF. “Esta é uma excelente oportunidade para celebrar um dos físicos mais notáveis que sempre esteve muito à frente de seu tempo graças a uma combinação única de conhecimentos científicos, visão, criatividade de longo alcance, motivação e dedicação”, destacam Longo e Andrés.

A Edição Especial contará com 10 artigos científicos. Para o Editor da Eclética Química Journal, professor Assis Vicente Benedetti, “a homenagem ao Prof. José Arana Varela com a publicação deste número especial se fundamenta na enorme contribuição dele na área de Materiais, especialmente Materiais Cerâmicos, com destaque para a preparação, caracterização, estudo de propriedades físicas, químicas e físico-químicas bem como aplicações tecnológicas de interesse de várias indústrias nacionais”.

O Editor lembra que o “Prof. José Arana Varela se incorporou ao Instituto de Química-UNESP, Araraquara, em 1980, vindo do Campus de Presidente Prudente da UNESP, destacando-se desde o início pela dedicação na criação de um grupo de pesquisa multidisciplinar no Instituto de Química, na coordenação e desenvolvimento de vários projetos de pesquisa em materiais cerâmicos, filmes finos, ferroelétricos, dielétricos, varistores, refratários, processos de sinterização e rotas químicas de preparação de materiais cerâmicos (método Pichini) que estimularam a criação da pós-graduação em Físico-Química do IQ-UNESP com diferentes linhas de pesquisa”.

Benedetti enfatiza que como consequência da liderança em pesquisa, o Prof. Varela atuou fortemente juntamente com outros docentes do Campus de Araraquara na concepção e montagem de vários laboratórios de pesquisa modernamente equipados como os de microscopia eletrônica de varredura e transmissão, materiais cerâmicos, síntese hidrotérmica entre outros. “O Prof. Varela participou ativamente no processo de unificação dos vários cursos de pós-graduação do Instituto de Química, atual Programa de Pós-Graduação em Química e foi coordenador deste programa. A relevância desta homenagem vai além das contribuições científicas e administrativas ao Instituto de Química e à Universidade Estadual Paulista e contribuição científica à Universidade Federal de São Carlos, incluindo também sua profícua atuação na formação de recursos humanos qualificados em ciência e tecnologia, a visão futurista da área de materiais e a participação ativa nos vários órgãos de fomento à pesquisa, especialmente junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)”, declara o Editor.

José Arana Varela

Professor Titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista, em Araraquara, José Arana Varela foi o primeiro docente da Unesp a assumir o cargo de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP. Foi também membro do Conselho Superior da Fundação de 2004 a 2010 e seu vice-presidente de 2007 a 2010.

Varela foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, fundador e diretor da Agência Unesp de Inovação e coordenador em Inovação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

Nascido em Martinópolis, interior de São Paulo, em 11 de abril de 1944, graduou-se em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Ciência de Materiais pela University of Washington.

Era membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Física, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.

Varela também era membro da World Academy of Ceramics, da American Ceramic Society, do Conselho de Curadores da Ceramic and Glass Industry Foundation, e da Materials Research Society.

Em reconhecimento por sua notabilidade, recebeu vários prêmios e honrarias, entre os quais o Prêmio Epsilon de Ouro, da Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro – o primeiro não espanhol a receber a distinção –, o Prêmio Scopus Elsevier, pela sua contribuição para a ciência no Brasil, o Global Star Award (2013) e o Bridge Building Bridge Award (2014), os dois últimos da American Ceramic Society.

Como pesquisador, Varela tinha grande experiência em Ciência de Materiais, com ênfase em materiais cerâmicos, especialmente em estudos com filmes finos, materiais ferroelétricos e dielétricos, varistores, propriedades de contorno de grãos e sinterização. Manteve forte intercâmbio com instituições de pesquisa na Espanha, França, Estados Unidos, Eslovênia e Itália.

Foi membro do corpo editorial de diversas revistas, entre as quais Ceramics International, Science of Sintering, Cerâmica e Materials Research.

Publicou mais de 500 artigos em revistas internacionais, possui 15 pedidos de privilégios e gerou mais de 500 trabalhos em Congressos. Desenvolveu mais de 35 projetos e convênios com os governos: Federal e Estadual e também com empresas. Orientou e coorientou mais de 50 teses e dissertações.

Eclética Química Journal

Criada em 1976, tendo como seu primeiro Editor o professor Waldemar Saffioti, responsável pela instalação do Curso de Química junto à antiga FFCL-Araraquara, a revista Eclética Química Journal publica artigos de revisão relacionados a pesquisas científicas, artigos originais resultantes de trabalhos de pesquisa em todas as áreas da Química, incluindo as de Ensino, Meio Ambiente e Materiais além da publicação de Notas Técnicas. A revista apresenta periodicidade trimestral, sendo mantida pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista – UNESP e as edições são publicadas em inglês somente no site da revista na forma eletrônica. Publica Números Especiais com artigos completos dedicados a Simpósios e Congressos e a temas especiais ou em homenagem a cientistas com contribuições relevantes para o desenvolvimento científico e tecnológico em Química e áreas correlatas.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.