Desenvolvimento de Nanopartículas com capacidade citotóxica contra células tumorais é tema de tese de doutorado de pesquisadora do CDMF

Trabalho foi apresentado no Programa de Pós-graduação de Genética Evolutiva e Biologia Molecular

A pesquisadora Thaiane Robeldo, vinculada ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), defendeu, no último dia 20 de abril, a sua Tese de Doutorado pelo Programa de Pós-graduação de Genética Evolutiva e Biologia Molecular da Universidade Federal de São Carlos (PPGGEv – UFSCar).

O trabalho intitulado “Potencial de Nanopartículas para Tratamento do Câncer de Bexiga”, foi orientado por Ricardo Carneiro Borra, professor do Departamento de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar e pesquisador do CDMF, e trata do desenvolvimento de nanopartículas de Ag3PO4 (fosfato de prata) decoradas com AuNP (nanopartículas de ouro), Ag2WO4 (tungstato de prata) irradiado com feixe de elétrons e laser femtossegundo; e TiO2 (dióxido de titânio) com agrupamentos peróxidos. 

Essas nanopartículas foram desenvolvidas com objetivos de melhorar a capacidade citotóxica contra células de tumor de bexiga e aprimorar as suas características seletivas, ou seja, sem prejudicar a viabilidade de células não-tumorais. O estudo de Robeldo, ainda em fase in vitro, concluiu que as nanopartículas obtidas possuem potencial como agentes antineoplásicas (capazes de inibir o crescimento e a disseminação de tumores), mas ainda são necessários mais estudos.

Além de Borra, foram integrantes da banca avaliadora do trabalho Fernanda de Freitas Anibal e os também pesquisadores do CDMF Emerson Rodrigues de Camargo, Camila Cristina de Foggi, Ivo Matheus Pinatti e Elson Longo da Silva.

A pesquisa, apresentada remotamente, foi desenvolvida a partir de uma colaboração entre o Laboratório de Imunologia Aplicada, situado no DGE, que tem entre seus objetivos o desenvolvimento de pesquisas básicas sobre potenciais aplicações para o controle do câncer de bexiga e o CDMF, parceria que rendeu uma nova abordagem para o desenvolvimento da pesquisa de Robeldo.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.