CDMF Papers – Mapping the electronic structure of polypyrrole with image-based electrochemical scanning tunneling spectroscopy

O pesquisador Roger Gonçalves, pós-doutorando no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), é um dos autores do artigo ” Mapping the electronic structure of polypyrrole with image-based electrochemical scanning tunneling spectroscopy”, capa da revista Electrochemical Science Advances.

No trabalho foi utilizado a espectroscopia eletroquímica de tunelamento de varredura (EC-STS) baseado em imagem (IB-EC-STS) para descrever quantitativamente a estrutura de banda de um filme de polipirrol depositado eletroquimicamente. Como resultado, o artigo apresenta um fato inédito na literatura científica, conseguindo mapear com exatidão as bandas polarônicas e bipolarônicas dentro da estrutura eletrônica do polímero.

Além de Gonçalves, o artigo conta com autoria de Robert S. Paiva, Andrés M. R. Ramírez, Jonathan A. Mwanda, Ernesto C. Pereira e Angel Cuesta.

O artigo pode ser acessado no repositório do CDMF clicando AQUI.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.