Pós-doutorando do CDMF realiza visita técnica à Universidad Nacional del Sur (UNS), na Argentina

Visita possibilitou realização de estudos espectroscópicos com a técnica de XPS

Durante sua Bolsa de Estágio em Pesquisa no Exterior (BEPE FAPESP n.2020/02352-5), o pesquisador Leandro Silva Rosa Rocha, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF),  realizou uma visita técnica à Universidad Nacional del Sur (UNS), localizada na cidade de Bahía Blanca, Argentina. A visita aconteceu em colaboração com o Prof. Dr. Miguel D. Sánchez, do Departamento de Física da UNS, e possibilitou a realização de estudos espectroscópicos com a técnica de XPS (X-rays photoemission spectroscopy).

Rocha conta que foi à universidade argentina a fim de investigar o comportamento superficial dos defeitos presentes nos compostos híbridos constituídos de celulose microcristalina decorada com quantum-dots de óxido de cério (CeO2) e compreender a relação da presença destes defeitos em decorrência dos distintos parâmetros de síntese utilizados na preparação dos sistemas nanoestruturados.

As caracterizações realizadas durante a visita, que aconteceu entre os dias 11 e 15 de julho, irão auxiliar, de acordo com o pesquisador, na compreensão de como os distintos parâmetros de síntese utilizados (temperatura e pH) influenciam na criação dos defeitos presentes nos sistemas em estudo.”Esta investigação possibilita uma correlação mais detalhada da presença destes defeitos com a capacidade virucida dos compostos em questão, corroborando os estudos por espectroscopia de aniquilação de pósitrons (PALS) e de ressonância paramagnética de elétrons (EPR)”, explicou. 

Através da visita uma nova parceria surgiu, uma vez que a técnica de XPS irá auxiliar muito na compreensão dos defeitos presentes na superfície das amostras, relacionando principalmente tais características com a propriedade virucida a ser estudada nestes compostos. Além disso, o grupo do professor Sanchéz, em parceria com os docentes e pesquisadores Miguel Ponce, Sandra Churio e Celso Aldão, irão adquirir um equipamento de XPS para medidas em pressão próxima à temperatura ambiente, o qual também será de grande interesse ao CDMF.

O projeto desenvolvido por Rocha, intitulado “In-Depth Spectroscopic Investigations of Hybrid Cerium Oxide Quantum-Dots Towards Mitigation of the Covid-19 Pandemic”, consiste no processamento dos compostos à base de céria, visando sua aplicação na aniquilação do vírus SARS-CoV-2, em distintas superfícies e materiais, em função do seu potencial óxido-redutor. Além disso, o composto apresenta potencial de aplicação in-vivo para a redução das complicações decorrentes da chamada “tempestade de citocinas”. No Brasil, Leandro Rocha desenvolve seu projeto de pós-doutorado no CDMF sob a supervisão do Prof. Dr. Elson Longo, através de financiamento FAPESP.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.