Relatório científico do CDMF é aprovado com louvor pela Fapesp

Documento tratou do período entre julho de 2021 e junho de 2022

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) teve seu mais recente relatório científico aprovado com louvor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O CDMF é um dos 17 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela agência paulista.

O relatório abrangeu o período de 1/7/2021 a 30/6/2022. Os números da produtividade em artigos científicos foram considerados notavelmente profícuos, com 217 artigos publicados principalmente em periódicos internacionais, inclusive diversos em periódicos de alto fator de impacto, como Nature, Nature Nanotechnology e Nature Photonics.

Por área de atuação em que se divide o CDMF, os números também foram considerados relevantes: 46 artigos em Síntese Química, 42 em Energia, 30 em Meio Ambiente, 31 em Saúde, 44 em Semicondutores e Materiais Ópticos e 24 em Teoria. Houve também a publicação de três capítulos de livros e o registro de seis patentes.

O parecer constata que os 15 pesquisadores principais e os 34 pesquisadores associados do CDMF supervisionaram 144 estudantes em diferentes níveis de formação, desenvolvendo e participando de pesquisas, com a conclusão de 15 doutorados e sete mestrados no período. “A interação com pesquisadores de instituições internacionais continuou também bastante intensa”, segundo o parecer, que observa que, como no primeiro ano de pandemia de Covid-19, as ações adaptaram-se às restrições, “e houve a continuidade de um conjunto de iniciativas bem-sucedidas para auxiliar no combate à pandemia”.

O parecer também considera numerosa e “digna de registro e reconhecimento” a série de ações e atuações dos pesquisadores do CDMF de importância nacional e internacional. Para cada área de atuação do CDMF, o relatório resume os principais resultados obtidos pelo desenvolvimento dos trabalhos, sendo evidenciados os avanços alcançados.

O parecerista afirma considerar o relatório “sobejamente satisfatório” e o conjunto de atividades desenvolvidas pelo Centro “sobremaneira elogiável”.

Os relatórios individuais também foram avaliados como plenamente satisfatórios, inclusive no cumprimento do cronograma de atividades previsto. “Considero os resultados alcançados significativos para prever a conclusão bem-sucedida, tanto na formação de recursos humanos, bem como no aporte de conhecimento em cada uma das áreas em que se insere a pesquisa em desenvolvimento.”

As participações em eventos e reuniões científicas pelos membros da equipe de pesquisadores foram avaliadas como plenamente justificadas, “pertinentes aos objetivos da pesquisa, contributivas para a divulgação aos trabalhos em desenvolvimento, bem como válidas na busca de parcerias para o aporte de esforços necessários ao alcance dos resultados esperados”. Também os bens e serviços adquiridos foram considerados muito importantes para o desenvolvimento do projeto.

Por fim, o parecer afirma que o relatório é bastante completo, “sendo seu conteúdo com base no empenho da equipe de pesquisadores amplamente satisfatório e digno de louvor”.

CDMF

O CDMF, sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.