Pesquisadores do CDMF organizam simpósio durante a programação do XX Brazil MRS Meeting

Evento aconteceu em Foz do Iguaçu

Os pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) Julio Sambrano (Unesp – Bauru) e Miguel San-Miguel (Unicamp) estiveram entre os organizadores do simpósio que compôs a programação da XX Brazil MRS Meeting, reunião promovida pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), que aconteceu entre os dias 25 e 29 de setembro em Foz do Iguaçu. Sérgio Lázaro (UFPG) e Lucy Assali (USP) também foram organizadores do simpósio. 

Intitulado “Computational and experimental synergy approaches to develop functional materials: biological, technological and environmental challenges”, o simpósio teve como objetivo discutir fronteiras de pesquisa e unir estudos nas áreas teóricas e experimentais no controle e compreensão das propriedades intrínsecas e extrínsecas de materiais funcionais. A ideia principal foi promover discussões envolvendo aspectos fundamentais, tecnológicos e biológicos de materiais funcionais, propondo aprimoramento, compreensão e previsão das propriedades da dinâmica eletrônica, dos dispositivos tecnológicos e da atividade biológica. 

A lista de palestrantes convidados incluiu ainda dois pesquisadores vinculados ao CDMF, Edison Zacarias da Silva (Unicamp) e Juan Andres (Universitat Jaume I), além deles também estiveram presentes os pesquisadores palestrantes Renan Ribeiro, Olle Eriksson e Javier Fernández Sanz. 

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2910 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.