XLIII Congresso de Químicos Teóricos de Expressão Latina

Pesquisadores do CDMF participam de Congresso na França

Profs. Julio R. Sambrano, Elson Longo, Miguel San Miguel, Juan Andres e Ms. Amanda Gouveia.

Na última semana, de 3 a 7 de julho, aconteceu o XLIII Congresso de Química Teórica de Expressão Latina (XLIII Congress of Theoretical Chemists of Latin Expression – QUITEL). O congresso contou com palestras, comunicações e debates a respeito das pesquisa atuais em Química Teórica e teve a participação de pesquisadores do CDMF.

Fundada em 1969, a conferência é uma reunião anual para promover a colaboração e a amizade entre os químicos teóricos dos países de língua latina. A edição desde ano, em Paris, homenageou Pullmann e Del Rel, fundadores do evento.

O CDMF participou com diversos trabalhos. O primeiro deles foi a palestra ministrada pelo Prof. Elson Longo a respeito da importância e evolução dos semicondutores utilizados como base para materiais multifuncionais. Longo relatou os resultados experimentais da produção de nanopartículas de prata metálica a partir da irradiação de feixe de elétrons no semicondutor Ag2WO4, ou, ainda, pelo escaneamento, microscopia eletrônica de transmissão ou irradiação por laser em fentosegundos.

Os demais trabalhos dos membros do CDMF abordaram o relato de trabalho com nanotubos de diferentes espessuras e diâmetros do semicondutor multifuncional dióxido de titânio, TiO2, e estudos a respeito da superfície porosa de derivados do grafeno. Os trabalhos foram de autoria de Elson Longo, Amanda Gouveia, Carlos Da Silva, Edison Da Silva, Guilherme Fabris, Juan Andrés, Julio Sambrano, Mateus Ferrer, Miguel San-Miguel e Naiara Marana.

Os resumos da conferência encontram-se disponíveis no site https://chitelparis2017.sciencesconf.org.

Daniela Caceta
Sobre Daniela Caceta 58 Artigos
Atua no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais.