Doutorando do CDMF faz palestra em simpósio de biotecnologia em Goiás

O pesquisador falou sobre o uso de nanoenzimas no combate a patógenos

O pesquisador Jeziel Rodrigues dos Santos, doutorando em Físico-Química pelo Programa de Pós graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), participou como palestrante do  4º Simpósio de Biotecnologia da Universidade Goyazes (Unigoyazes) em Trindade, Goiás.

A palestra teve como tema: “Nanozymes as a new route to fight pathogens: a theoretical and experimental view” (“Nanoenzimas como nova para combater patógenos: uma visão teórica e experimental”). As nanoenzimas são nanomateriais que apresentam características similares às de enzimas. O pesquisador apresentou os principais avanços do CDMF no combate a patógenos como E. colli e coronavírus nos últimos anos.

Refletindo sobre a importância de se unir teoria e experimento para o desenvolvimento de novos materiais com capacidade biocidas, Santos destacou os artigos científicos “SiO2-Ag Composite as a Highly Virucidal Material: A Roadmap that Rapidly Eliminates SARS-CoV-2”, publicado no periódico MDPI, e “Single-walled silicon nanotube as an exceptional candidate to eliminate SARS-CoV-2: a theoretical study”, publicado no Journal of Biomolecular Structure and Dynamics.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.