Alunas da UFPB e UFPI realizam parte do doutorado no LIEC

Pesquisas tratam de fotodegradação de compostos orgânicos e energia verde, respectivamente

Ana Gabriele Costa Sales e Nayara de Araújo Pinheiro

As estudantes Nayara de Araújo Pinheiro e Ana Gabriele Costa Sales, das universidades federais da Paraíba e do Piauí, respectivamente, realizarão parte de seus doutorados no Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Nayara, que pesquisa niobatos lamelares de potássio modificados com prata para aplicação em fotodegradação de compostos orgânicos, é orientada por Ary da Silva Maia no Núcleo de Pesquisa e Extensão Laboratório de Combustíveis e Materiais (NPE-LACOM) do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPB. Sua estadia na UFSCar é fruto da Chamada Pública de Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que prevê a realização de parte de doutorado em outro estado do Brasil por um período de até um ano.

Ana Gabriele, que é orientada por Geraldo Eduardo da Luz Júnior, no Departamento de Química (DQUI) da UFPI, tem por tema de pesquisa “Produção de hidrogênio verde por fotoeletrólise da água sobre fotoânodos de heterojunções a base de CuWO4” e ficará na UFSCar por um ano, em princípio, no âmbito de uma parceria entre seu orientador e os professores Elson Longo e Lucia Mascaro, do LIEC.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.