Projeto de compósitos poliméricos com atividade biocida tem pedido de patente registrado

Invenção de pesquisadores do CDMF está disponível nas bases do INPI

Foi publicado nesta quarta-feira, 9, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Pedido de Patente de Invenção do projeto intitulado “Compósitos de Poliolefinas e Semicondutores à Base de Prata com Alta Atividade Biocida”, com autoria de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). O projeto, conforme consta na Revista da Propriedade Industrial N° 2731 de 09 de maio de 2023, está agora disponível nas bases de patentes internacionais e do INPI.

A invenção pertence ao campo da química, mais especificamente ao campo de polímeros, e consiste em compósitos poliméricos de poliolefinas e semicondutores à base de prata (Ag2WO4, Ag2MoO4, Ag3PO4 e Ag2CrO4) com atividades biocidas. O produto desenvolvido pode ser utilizado para confecção de superfícies biocidas seguras, aplicáveis a diversos equipamentos e dispositivos economicamente viáveis para lutar contra o aumento de pandemias virais e riscos fatais associados a vírus, bactérias e fungos.

O projeto conta com a participação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universitat Jaume I (Espanha) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Estão registrados como inventores os cientistas Lara Kelly Ribeiro da Silva, Lais Roncalho Lima, Marcelo de Assis, Mariana Ottaiano Gonçalves, Cristina Paiva de Sousa, Dyovani Coelho, Lucia Helena Mascaro, Elson Longo da Silva, Juan Manoel Andrés Bort, Ieda Lucia Viana Rosa, Robert da Silva Paiva, Sandra Andrea Cruz, Leonardo Nazario de Moraes, Lauana Fogaça de Almeida e Rejane Maria Tommasini Grotto.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.