Pesquisadores do CDMF apresentam trabalhos na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

Evento aconteceu entre os dias 28 e 31 de maio

Pesquisadores integrantes do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) expuseram suas pesquisas durante a 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que nesta edição teve como tema “Química: Ligando ciências e neutralizando desigualdades”. A reunião aconteceu entre os dias 28 e 31, em Águas de Lindóia, no interior paulista. 

Comemorando os 100 anos das principais teorias ácido-base, o encontro reuniu pesquisadores de todo o país e permitiu um diálogo intenso entre diversas frentes de pesquisa no campo da química. Entre os pesquisadores do CDMF que estiveram presentes no evento, Lucia Mascaro, docente do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar), apresentou a palestra “Catalysts for converting nitrogen into ammonia under environmentally friendly conditions”, durante a sessão temática de energia sustentável. 

Os pesquisadores Miguel San-Miguel, do Instituto de Química da Unicamp, e Amanda Gouveia, da Universitat Jaume I (UJI), na Espanha, ministraram o minicurso voltado para “Simulações Computacionais em Química de Materiais”. Na sessão coordenada, Juan Andrés, colaborador do CDMF e docente da UJI, apresentou a palestra “What’s behind their various activities? Towards a relationship between the morphology and forbidden energy gap of semiconductors from experiments to DFT calculations”.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2924 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.