Pesquisa do CDMF usa estratégia de site-knockout para entender baixa atividade da eletro-redução de nitrato em Pt(111)

Estudo foi publicado no periódico New Journal of Chemistry

Os pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) Kaline Nascimento da Silva, Gabriela Soffiati, Edison Z. da Silva, Miguel A. San-Miguel e Elton Sitta publicaram o artigo “Using the site-knockout strategy to understand the low activity of the nitrate electro-reduction reaction on Pt(111)” no periódico científico New Journal of Chemistry no fim de maio.

O trabalho é resultado da parceria entre o grupo de eletroquímica liderado pelo Elton Sitta, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e o grupo UMSL (Unicamp Materials Simulation Lab), liderado por Miguel A. San-Miguel, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Resumo

As reações de redução de nitrato e nitrito (NO3RR e NO2RR, respectivamente) são processos importantes no tratamento de água, bem como processos modelo em ciência de superfície. A cinética lenta observada para NO3RR em eletrodos de Pt é geralmente explicada pela dificuldade em remover o NOad. No entanto, a NO2RR compartilha esse mesmo intermediário e apresenta maior atividade nas mesmas condições experimentais. Neste trabalho, foi empregada a estratégia de bloqueio do sítio para mostrar que o nitrato requer sítios contíguos de Pt para ser convertido em nitrito e, em seguida, em NOad. Tanto a NO3RR quanto a NO2RR foram estudadas em Pt(111) e Pt(111) modificado com íons cianeto (Pt(111)-CN). Enquanto a NO2RR apresentou menor atividade em Pt(111)-CN do que em Pt(111), a NO3RR foi completamente inibida. Independentemente da presença de cianeto, a análise baseada em DFT revelou que tanto a adsorção de NO3 quanto de NO2 poderia ocorrer na forma bidentada. No entanto, após essa etapa, sítios contíguos adicionais devem ser fornecidos para garantir que o NO3ad prossiga com a reação de redução, o que não está disponível em Pt(111)-CN. Esses resultados trazem evidências experimentais de que a conversão de nitrato em nitrito é um gargalo importante na NO3RR e que a presença de NOad (produzido como intermediário durante a NO3RR) não favorece essa etapa, uma vez que o NOad também limita o tamanho do sítio de adsorção.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.