Projeto de compósitos poliméricos com atividade biocida tem pedido de patente registrado

Projeto de compósitos poliméricos com atividade biocida tem pedido de patente registrado

Agência FAPESP * – O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) registrou o Pedido de Patente de Invenção do projeto intitulado “Compósitos de Poliolefinas e Semicondutores à Base de Prata com Alta Atividade Biocida”, com autoria de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A invenção pertence ao campo da química, mais especificamente ao de polímeros, e consiste em compósitos poliméricos de poliolefinas e semicondutores à base de prata (Ag2WO4, Ag2MoO4, Ag3PO4 e Ag2CrO4) com atividades biocidas.

O produto desenvolvido pode ser utilizado para confecção de superfícies biocidas seguras, aplicáveis a diversos equipamentos e dispositivos economicamente viáveis contra vírus, bactérias e fungos.

O projeto conta com a participação de pesquisadores da UFSCar, Universitat Jaume I (Espanha) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A invenção, conforme consta na Revista da Propriedade Industrial N° 2731 de 9 de maio de 2023, está disponível nas bases de patentes internacionais e do INPI.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do CDMF.

Sobre LAbI UFSCar 2839 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.