Com informações da Assessoria de Comunicação da USP
O período de provas da CUCO 2023 (Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades), parte do Programa Vem Saber, foi iniciado na segunda-feira, 21, para os 141.254 estudantes inscritos. O número é o maior registrado desde a primeira edição, em 2017, quando participaram pouco mais de 18 mil alunos.
Segundo Antonio Carlos Hernandes, coordenador geral do Vem Saber e coordenador do CDMF, o crescimento está relacionado ao apoio estratégico da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), envolvendo as Diretorias de Ensino, as escolas e os professores. “Além do apoio fundamental da Seduc, esses números tão expressivos também são resultados do trabalho de formação e aproximação realizado nas diretorias de ensino e da consolidação de uma cultura de participação entre os alunos do ensino médio. É um círculo virtuoso, com contribuições mútuas”, acrescentou.
A Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades oferece aos estudantes do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo a possibilidade de melhorarem o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos e vestibulares.
O Vem Saber promove ações de valorização do ensino médio público paulista, de forma a incentivar o estudante a ingressar em cursos de graduação da USP ou de outras instituições, contribuir para a melhoria do desempenho escolar e para sua formação como cidadão e colaborar com o professor no processo de ensino-aprendizagem.
CDMF
Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).