Pesquisador ligado ao CDMF realiza estágio na Espanha

Pesquisa de pós-doutorado investiga os efeitos do laser femtosegundo em materiais compostos por prata

O pesquisador Luís Antônio Cabral está realizando um estágio de pesquisa na Universidade Jaume I, em Castellón de la Plana, na Espanha. Cabral é pesquisador de pós-doutorado no Intituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sob supervisão de Edison Zacarias da Silva, pesquisador associado ao centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), e faz parte do grupo Modelagem Computacional da Matéria Condensada (MC)², ligado ao Centro. 

A pesquisa, intitulada “Formação de Nanopartículas de Prata por Irradiação a Laser: Uma Investigação ab initio”, tem como foco a compreensão dos efeitos do laser femtosegundo e adição de elétrons sobre materiais compostos por prata utilizando simulações computacionais por primeiros princípios. 

Antes de chegar à Jaume I, onde trabalha sob supervisão de Dr. Juan Andrés, Cabral trabalhou como pesquisador visitante na Universidade de Oviedo, também na Espanha, em colaboração com o Pedro Braña Coto.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.