Pesquisador do CDMF publica artigo sobre a valorização do glicerol

Trabalho foi publicado na revista Chemical Engineering Research and Design, de fator de impacto 3,9

O pesquisador Luiz Fernando Gorup, do CDMF, publicou seu mais recente artigo “Glycerol valorization: The effect of Cu on the HZSM5 catalyst structure and increased selectivity towards allyl alcohol” (Valorização do glicerol: O efeito do cobre na estrutura do catalisador HZSM5 e aumento da seletividade ao álcool alílico) no periódico Chemical Engineering Research and Design da Editora Elsevier, cujo fator de impacto é 3,9. 

Além de Gorup, assinam o artigo Billy Joy Vargas, Juliano Rosa de Menezes Vicentia, Edilene Deise da Silva, Alexandre H. Pinto,  Cezar Augusto da Rosa e Vanessa Bongalhardo Mortola. Segundo os autores, o artigo foi elaborado com base nos conhecimentos adquiridos ao longo de anos de pesquisa no CDMF e parcerias com a Universidade Federal de Rio Grande, e os temas são abordados a partir da perspectiva dos materiais nanométricos.

O artigo apresenta como questão central a valorização do glicerol, um subproduto comum em diversos processos industriais. Através do uso de catalisadores à base de zeólida dopada com cobre, é possível transformar o glicerol em produtos de elevado valor agregado: o álcool alílico e a acroleína. O estudo demonstra um notável aumento na taxa de formação e rendimento de álcool alílico e acroleína durante a conversão de glicerol na fase gasosa. Os catalisadores à base de zeólita dopados com cobre emergem como uma opção promissora, com alto potencial para se tornarem catalisadores econômicos e eficientes. 

Os catalisadores à base de zeólita dopados com cobre demonstram a capacidade de realizar a conversão seletiva de glicerol em álcool alílico, alcançando um rendimento de 51%. O álcool alílico, por possuir maior valor de mercado em relação à acroleína, torna-se um alvo mais atrativo. Os resultados apresentados superam substancialmente os obtidos por muitos sistemas catalíticos aplicados à desidratação de glicerol.  A melhoria na seletividade para o álcool alílico em detrimento da acroleína é atribuída à redução do óxido  de cobre durante a reação do glicerol, que resulta na conversão de CuO em espécies de cobre metálico.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.