NChemi é premiada no Ranking 100 Open Startups

Spin-off do CDMF ficou em sexto lugar em sua categoria

A nChemi Engenharia de Materiais, spin-off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apoiada pelo Programa de Inovação em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi a sexta colocada na categoria IndTech – Sustentabilidade e Conformidade no ranking 100 Open Startups.

“Estamos emocionados em compartilhar que a nChemi conquistou um lugar de destaque entre as principais startups na categoria Indústria e Tecnologia (IndTechs) com foco em Sustentabilidade e Conformidade, no prestigiado Ranking 100 Open Startups deste ano. Esse reconhecimento é fruto de nossa dedicação incansável em promover soluções inovadoras e sustentáveis no setor”, declarou o pesquisador Lucas Leite, um dos fundadores da nChemi.

Ele destaca que a competição foi acirrada, com a participação de 4.177 startups de 244 cidades brasileiras. Elas foram avaliadas por 5.348 corporações e 908 agentes do ecossistema de inovação. “Estar entre os melhores é uma honra e um testemunho de nosso compromisso com a excelência e a inovação. A nChemi espera continuar a ser uma referência nesta categoria e a impulsionar mudanças positivas no mercado, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente”, disse Leite.

Com sede no Parque Tecnológico de São Carlos – ParqTec, a nChemi é uma empresa de engenharia de materiais especializada em soluções de engenharia de superfícies baseada em nanotecnologia, trazendo para a indústria a capacidade de inovar de forma sustentável, melhorando processos, aumentando tempo de vida útil de ferramentas, equipamentos e máquinas. As nanopartículas funcionalizadas da nChemi são 100% nacionais, desenvolvidas pelos fundadores da empresa, os pesquisadores Bruno Ramos de Lima, Tiago Conti e Lucas Leite.

Os produtos da nChemi são aplicados em qualquer tipo de peça que necessite de aumento de vida útil e de performance, de engrenagens industriais a fresas cirúrgicas. Todos os produtos são atóxicos e podem ser utilizados até mesmo na indústria médica e de alimentos.

A empresa iniciou atividades em 2015 com apoio da Fapesp através de programas PIPE e, posteriormente, recebeu fomento de programas da FINEP, MCTI e Petrobras. Também já participou de diversos programas de inovação aberta, dos quais foi campeã do Paint the Future da AkzoNobel e do Mining Lab da Votorantim Metais (Hoje NEXA).

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.