Portal de jogos Ludo Educativo ultrapassa a marca de 20 milhões de visualizações

Projeto de difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais – um CEPID da FAPESP sediado na UFSCar – é voltado a estudantes e professores do ensino fundamental e médio

Agência FAPESP* – O portal de jogos virtuais Ludo Educativo ultrapassou recentemente a marca de 20 milhões de visualizações – contabilizadas desde o dia 4 de agosto de 2010, quando foi lançado o novo site.

Além de jogos educativos, o portal oferece atividades impressas e uma plataforma para ajudar os estudantes do ensino fundamental e médio a entender e fixar de forma lúdica conteúdos de diversas áreas do conhecimento ensinados em sala de aula.

Trata-se de um dos projetos de difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), conduzido em parceria com a Aptor Software, spin-off (gerida no CDMF) que desenvolve jogos educativos e os disponibiliza gratuitamente na internet.

O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Embora a maioria dos usuários da plataforma seja de brasileiros, também foram registrados acessos de mais de 180 países, sendo que Portugal está na segunda colocação, seguido pelos Estados Unidos. As seis cidades brasileiras que mais utilizam o portal são, respectivamente: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre.

Entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, a plataforma obteve mais de 2.090.028 visualizações, alcançando a média anual de 2 milhões de visualizações.

O Ludo Educativo possui mais de 80 jogos desenvolvidos ao longo de sua história. Atualmente, cerca de 50 estão acessíveis ao público. Os mais antigos estão em processo de adaptação para se tornarem compatíveis com os navegadores atuais.

Os jogos são divididos por série/ano. Há ainda atividades para pintura e desenho, além do Ludo Escola – área em que os professores podem organizar cursos por sala e acompanhar o progresso dos alunos, criando avaliações on-line.

* Com informações do CDMF.

Sobre LAbI UFSCar 2838 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.