O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sede na UFSCar, abre chamada para uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado. O objetivo será a aplicação de técnicas quimiométricas (planejamento experimental, análises multivariadas e calibração de ordem superior) para a obtenção e caracterização de materiais funcionais para as diferentes aplicações do centro.
Os candidatos devem possuir o título de Doutor em Química, preferencialmente recém-doutores (concluído em até 1 ano) com bom índice de publicação. É necessário possuir experiência comprovada em métodos quimiométricos avançados aplicados na síntese de materiais, sendo primordial a experiência em métodos de calibração de ordem superior. É necessário possuir conhecimentos de métodos eletroquímicos aplicados na síntese de filmes óxidos por Oxidação Eletrolítica por Plasma (PEO).
Os candidatos devem enviar para o e-mail ernesto@ufscar.br, com o assunto “BOLSA-PD/CDMF/UFSCar_maio_2024”, os seguintes documentos:
a) Curriculum Vitae (no máximo 4 páginas);
b) Carta de intenção explicitando o atendimento dos pré-requisitos.
A bolsa terá duração até junho de 2025 com dedicação exclusiva (40 horas/semana), no valor de R$ 9.047,40 mensais, mais Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Nº: 6975
Área de conhecimento: Química
Nº do processo FAPESP: 2013/07296-2
Título do projeto: CDMF – Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais
Área de atuação: Síntese de Materiais, Quimiometria, Caracterização
Quantidade de vagas: 1
Início: 01/06/2024
Pesquisador responsável: Elson Longo
Unidade/Instituição: Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar)
Data limite para inscrições: 08/05/2024
Publicado em: 22/04/2024
Localização: Rodovia Washington Luís (SP-310), s/n, Km 235, São Carlos
E-mail para inscrições: ernesto@ufscar.br
CDMF
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).