Departamento de Química sedia cinco seminários nesta semana

Pesquisadores abordarão semicondutores, sensores de gás e ensino de matemática, entre outros temas

O Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar) sediará cinco seminários em seu Auditório 1 nos dias 25 e 27 de setembro.

Na quarta-feira, 25, às 14h, Juan Andres M. Bort, da Universidade Jaume I, na Espanha, apresentará “Unlocking the potential of inorganic metal semiconductors as multifunctional materials: from basic research to technological applications”.

Em seguida, às 15h, Miguel A. San-Miguel, da Universidade Federal de Campinas (IQ-Unicamp) e pesquisador associado do CDMF, apresentará “Computational Insights into Semiconductor Materials for Reactive Oxygen Species Generation”.

Na sexta-feira, 27, às 14h30, Miguel Ponce, da Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP), apresentará os seminários “De la mecánica cuántica al calefón: un problema ‘cerio’ que nos preocupa y nos ocupa” e “Soluciones tecnológicas de la UNMdP-Conicet en la mitigación de accidentes producidos por gases tóxicos y explosivos: la mecánica cuántica y el calefón”.

Às 15h20, Julio Ricardo Sambrano, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru e pesquisador associado do CDMF, apresentará “Computacional material science — from the computer to the laboratory”.

Por fim, às 16h30, será a vez de Viviana Carolina Llanos, da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires, na Argentina, com o seminário intitulado “Da ‘visita de obras’ ao ‘paradigma de questionar o mundo’: as Visitas de Estudo e Investigação (REI) para o ensino da matemática e de outras ciências ao nível secundário e superior”.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sobre LAbI UFSCar 2902 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.