CDMF lança jogo de divulgação científica sobre orgânicos

Evento foi organizado pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e pelo Instituto Kairós

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) – lançou nesta semana mais um jogo do projeto Ludo Educativo: o “Ludomix: Orgânicos”, que trata da temática da agricultura orgânica. O lançamento aconteceu durante a “Bio Brazil Fair – BioFach América Latina – 13ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia”, que é considerada o maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina e continua até o dia 10 de junho no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

O projeto Ludo Educativo já conta com mais de 40 opções de jogos gratuitos sobre diferentes assuntos do cotidiano de pessoas de todas as idades e, especialmente, crianças e adolescentes. O projeto, que parte do desafio de associar a diversão dos games a conteúdos educativos, é uma parceria do CDMF com a empresa Aptor Games. O mais novo lançamento é um jogo de tabuleiro com questões sobre os alimentos orgânicos envolvendo conhecimentos de Biologia, Química, História, Geografia e Economia. Dentre outros aspectos, os participantes têm contato com informações sobre o que são alimentos orgânicos, sua importância, benefícios, como saber se um determinado produto é mesmo orgânico, quais são as diferentes formas de classificação e, até mesmo, como cultivar a sua própria horta orgânica. Além de “Ludomix: Orgânicos”, o Portal Ludo Educativo tem vários outros jogos relacionados às temáticas do meio ambiente, da alimentação saudável, do uso consciente da água, dentre outras. Toda essa produção pode ser conferida em http://portal.ludoeducativo.com.br.

Na Feira onde aconteceu o lançamento, Elson Longo da Silva, Diretor do CDMF, e Adilson de Oliveira, Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento do Centro e docente do Departamento de Física (DF) da UFSCar, participaram de um bate-papo com representantes de diferentes veículos midiáticos sobre desafios relacionados à presença de temas associados à produção orgânica nos meios de comunicação. O debate, organizado pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e pelo Instituto Kairós e intitulado “O olhar da mídia sobre o tema dos orgânicos”, teve também reflexões sobre a abordagem dos orgânicos nas telenovelas, na mídia impressa, no rádio e no YouTube, além daquela a cargo de Elson Longo e Adilson de Oliveira, sobre o tema dos orgânicos nos games.

Conheça o “Ludomix: Orgânicos”

LAbI UFSCar
Sobre LAbI UFSCar 73 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.