Diretor da FAPESP integra board da Ceramic and Glass Industry Foundation

Membros do Conselho de Curadores da CGIF foram escolhidos pela diretoria da ACERS por sua experiência profissional extensa na área

José Arana Varela, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP, é o único latino-americano a integrar o Conselho de Curadores da Ceramic and Glass Industry Foundation (CGIF), da American Ceramic Society (ACERS).

Formada por organizações interessadas em promover o conhecimento científico e tecnológico em cerâmica e vidro, a CGIF tem como missão garantir que a indústria seja capaz de atrair e treinar talentos qualificados para trabalhar com sistemas e produtos de engenharia que utilizam materiais de cerâmica e vidro.

“Trata-se de uma iniciativa que proporcionará grandes oportunidades de intercâmbio entre jovens em formação profissional, centros de pesquisa e a indústria, algo que vai ao encontro da necessidade de se engajar a juventude no desenvolvimento da área e da própria sociedade. É um investimento para o futuro da área de engenharia e das ciências de materiais”, disse Varela à Agência FAPESP.

Entre os trabalhos da fundação, criada em 2014, estão a concepção e o fornecimento de ferramentas de desenvolvimento profissional para engenheiros, técnicos e gerentes de negócios, a oferta de bolsas de estudo e estágios para estudantes com interesse em pesquisas com materiais de cerâmica e vidro, a promoção da área de engenharia de materiais, especialmente em fóruns de políticas públicas, e o incentivo à ciência da cerâmica e ao ensino de engenharia em faculdades e universidades.

Para Varela, a escolha de um brasileiro para integrar o conselho de curadores da CGIF representa a relevância do país na área e beneficiará pesquisadores brasileiros.

“Ao mesmo tempo em que há um reconhecimento da importância da pesquisa e da atuação institucional do Brasil, nossa comunidade acadêmica poderá se beneficiar das oportunidades que serão promovidas pela fundação, tanto no campo científico como na interação com a indústria”, disse.

A CGIF é o braço filantrópico da ACERS, instituição fundada em 1898 que congrega mais de 11 mil pesquisadores, engenheiros, fabricantes, educadores, estudantes e profissionais de marketing e de vendas de mais de 60 países.

Liderança

Os membros do Conselho de Curadores da CGIF foram escolhidos pela diretoria da ACERS por sua experiência profissional extensa na área e por realizações de liderança executiva e habilidades diplomáticas, entre outros critérios.

Varela é professortitular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara. Pelas suas contribuições à pesquisa em cerâmica, recebeu da ACERS, em 2013, o Global Star Award, entregue durante a 37ª International Conference and Exposition on Advanced Ceramics and Composites, em Daytona Beach, nos Estados Unidos.

Além de conduzir importantes pesquisas na área, Varela foi diretor da Associação Brasileira de Cerâmica, que reúne pesquisadores e representantes da indústria, e presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais.

Atua ainda no Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Sociedade Brasileira de Física e na World Academy of Ceramics, entre outras instituições. Em 2014, presidiu o MRS Fall Meeting & Exhibit, da Materials Research Society, realizado em Boston, nos Estados Unidos.

Com Varela, integram o Conselho de Curadores Shin-ichi Hirano, da Shanghai Jiao Tong University, na China; Shreekant Somany, da Somany Ceramics Limited, na Índia; e, nos Estados Unidos, Richard Brow, da Missouri Southern State University; Ted Day, da Mo-Sci Corporation; Richard Feeser, da Superior Technical Ceramics; Daniel Lease, da WT Holdings, LLC; Joel Moskowitz, da Ceradyne Inc; David Pye, da Alfred University; Kathleen Richardson, da University of Central Florida; Lora Cooper Rothen, da Du-Co Ceramics; Mary Stevenson, da Deltech Corporation; Jon Tabor, da Allied Mineral Products Inc; Shunpei Yamazaki, do Semiconductor Energy Laboratory; e Charlie Spahr, da ACERS.

A primeira reunião do conselho está programada para 27 de abril, em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).