Pesquisadora do CCMC fala sobre materiais cerâmicos em workshop da UNESP

A palestra ministrada pela Dra. Bernardi teve como objetivo mostrar a síntese e caracterização de materiais cerâmicos em diferentes formas

Na última semana, a pesquisadora do CCMC Dra. Maria Inês Basso Bernardi foi convidada para ministrar uma palestra no Workshop de Ciências dos Materiais, ocorrido na UNESP de Rio Claro.

A Dra. Bernardi falou ao público a respeito de Materiais Cerâmicos em suas diferentes formas, comunicando aos presentes sua experiência com o tema, objeto de suas pesquisas e orientações do Grupo Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos do IFSC, USP. Segundo a pesquisadora, os materiais nanoestruturadis vêm sedo extensivamente estudados, não apenas pelas novas propriedades que apresentam e suas possíveis aplicações tecnológicas, mas também pela busca de melhor compreender aspectos físicos e químicos que causam estas mudanças.

Bernardi expôs ao público que novas rotas de síntese têm levado à obtenção de materiais apresentando formar anisotrópicas, as quais podem dar origem a novas propriedades e aplicações: “Entre essas rotas, as sínteses de nanopartículas através dos métodos químicos têm se mostrado muito eficiente na obtenção de materiais nanoestruturados apresentando um alto grau de anisotropia em sua forma”, observou a pesquisadora.

De modo geral, a palestra ministrada pela Dra. Bernardi teve como objetivo mostrar a síntese e caracterização de materiais cerâmicos em diferentes formas e associar a elas uma grande diversidade de aplicações nas formas nano e mesoestruturadas, apresentando ainda como estes materiais são estratégicos devido às suas propriedades eletro-eletrônicas, magnéticas, ópticas e catalíticas.

Sobre Jose Angelo Santilli 55 Artigos
Especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp - (2000). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo científico.