Diretores do CDMF entre os mais citados da ciência nacional

Ranking foi divulgado pelo Webometrics Ranking of World Universitie

O Webometrics Ranking of World Universities divulgou ranking dos cientistas mais citados de instituições brasileiras de acordo com o Google Scholar Citations (GSC). Oito pesquisadores vinculados à Unesp figuram entre os cem primeiros colocados. Veja posicionamento no ranking e nomes na lista abaixo:

2 – S. F. Novaes/CMS/CERN/Instituto de Física Teórica/São Paulo
8 – G. S. Oliveira Junior/ Northwestern University (EUA)/Universidade Estadual Paulista
22 – Elson Longo/Instituto de Química/Araraquara
33 – José Arana Varela/Instituto de Química/Araraquara
48 – Nathan Berkovits/Instituto de Física Teórica/São Paulo
80 – Célio F. B. Haddad/Instituto de Biociências/Rio Claro
94 – Mauro Galetti/Instituto de Biociência/Rio Claro
98 – Sidney J. L. Ribeiro/Instituto de Química/Araraquara

Acesse a lista completa em: http://www.webometrics.info/en/node/102

“É importante analisar esses números em perspectiva. Fazemos parte da colaboração CMS do CERN que, como as demais grandes colaborações internacionais, possui critérios particulares para a autoria dos artigos. Seis dos 10 primeiros colocados nessa lista pertencem a essas colaborações”, informa Sergio Novaes. Segundo colocadp no ranking, ele integra o CMS (Compact Muon Solenoid), no Cern (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), onde 3 mil pesquisadores de 40 países e 190 instituições se dedicam a fazer experimentos com o LHC (Large Hadron Collider, ou Grande Colisor de Hádrons, em português).

“Vale lembrar que levantamento recente realizado pela Fapesp (20130723, desafio-impacto-confap-sbpc-20130723.pptx © C.H. Brito Cruz e Fapesp. Leia aqui) mostrou que a Física foi a única área do conhecimento na qual o impacto dos artigos com participação brasileira durante a última década foi superior à média mundial. Isso se deve principalmente à entrada em operação do LHC do CERN. Além disso, a descoberta recente do bósons de Higgs aumentou o impacto das publicações da área de Física Experimental de Altas Energias.”

“Esses fatos reforçam a necessidade da Unesp consolidar os grupos de pesquisa ligados às grandes colaborações internacionais. Essa atividade de pesquisa não apenas promove a internacionalização da Universidade como realça a posição da Unesp dentre as instituições mais produtivas do Brasil”, comenta Novaes.

Os dois membros da Unesp no SPRACE, Sergio Novaes e Sandra Padula, foram responsáveis por 2% de todos os artigos publicados pela Unesp nos últimos oito anos, segundo a base de dados SCOPUS. “Levando em consideração os artigos de alto fator de impacto, essa proporção é ainda maior”, acrescenta o colaborador do CMS do CERN.

Realizado pela primeira vez, o ranking foi baseado a partir de informações coletadas durante a primeira semana de fevereiro último a partir dos perfis públicos dos pesquisadores que atuam em instituições brasileiras.

Os organizadores informam que se trata de um Ranking BETA. Aqueles que desejam mais informações ou encontrarem lacunas ou falhas nos dados apresentados podem escrever para isidro.aguillo@csic.es.

O Webometrics Ranking of World Universities é uma inciativa do Cybermetrics Lab., grupo de pesquisa que integra o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), o maior grupo público de pesquisa da Espanha.

Sobre Jose Angelo Santilli 55 Artigos
Especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp - (2000). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo científico.