Pesquisadores participantes da Advanced School on Glasses and Glass-Ceramic visitam o CCMC

A visita contou com o monitoramento dos docentes do CCMC

Os 100 pesquisadores de mestrado e doutorado (50 brasileiros e 50 estrangeiros de todo o mundo) selecionados pela organização da Advanced School on Glasses and Glass-Ceramic (realizada pelo CeRTEV/UFSCar (Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials) tiveram como uma de suas atividades de encerramento, uma visita ao Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC/IFSC/USP).

A visita ocorreu no último final de semana, e contou com o monitoramento dos docentes do CCMC, Jean Claude M’Peko, Renato Vitalino Gonçalves e o coordenador do grupo, Valmor Roberto Mastelaro.

Durante a visita, os professores apresentaram aos visitantes as dependências do Grupo de pesquisa, juntamente a todos os seus laboratórios. Os pesquisadores foram agraciados com uma pequena introdução às linhas de pesquisa do CCMC (Cerâmicas Ferroelétricas, Crescimento de Cristais e Fibras Cristalinas, Materiais Nanoestruturados, Desenvolvimento de nanotubos de óxidos metálicos e Nanopartículas metálicas, e, a de especial interesse dos visitantes, Vidros e Vitrocerâmicas), e, ao final da exposição, foram apresentados ao quadro de amostras do CCMC, o qual sintetiza os produtos gerados em cada linha de pesquisa, que fica em exposição no corredor principal do grupo.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).