Professor M’Peko apresenta colóquio no IFSC/USP

Espectroscopia Dielétrica/Impedância em Ciência dos Materiais foi o tema apresentado

Na manhã desta sexta-feira, o Prof. Jean Claude M’Peko do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC) apresentou no evento semanal “Colloquium Diei”, organizado pelo Instituto de Física de São Carlos, o seguinte colóquio: “Espectroscopia Dielétrica/Impedância em Ciência de Materiais: Bases Físicas e Aplicações”. O evento ocorreu no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas do IFSC/USP.

No colóquio do Professor M’Peko, foram apresentadas as potencialidades da espectroscopia dielétrica e de impedância em estudos cujo objetivo é examinar e compreender a correlação entre respostas dielétricas/impedância de materiais e suas característias (micro) estruturais.

Durante o evento, Professor M’Peko também apresentou as bases físicas desta técnica espectroscópica, dos modelos para descrever processos de polarização e condução em materiais em conexão com a interpreta~ção de dados em termos de circuitos equivalentes. Exemplos também foram dados durante o colóquio, como blendas diesel/biodiesel, biodiesel conforme a matéria prima, sistemas vítreosXvitrocerâmicos, efeito de tamanho de grãos e materiais eletrocerâmicos ferroelétricos e não ferroelétricos microestrutura de mateirias PTCR e varistores baseados em efeito de interfaces, todos estes temas, objetos de investigação das pesquisas atuais do Professor M’Peko.

O evento contou com a comunidade de docentes, pós-graduandos e graduandos do IFSC e outras instituições.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).