UFSCar sedia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 19 a 23 de outubro

Evento terá inauguração do Observatório Astronômico e da Praça da Ciência, Concerto da Orquestra, além de várias atividades gratuitas abertas a todo o público

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) será uma das sedes da 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 19 e 23 de outubro. Uma série de atividades científicas, educacionais e culturais estão marcadas para acontecer na área Norte do Campus São Carlos. A SNCT é realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em vários locais do país. O tema deste ano é “Luz, Ciência e Vida”.

As inaugurações do Observatório Astronômico e da Praça da Ciência com o Concerto para as Estrelas da Orquestra Experimental da Universidade devem marcar a programação da Semana. A programação completa está disponível no site da www.ufscar.br e também no Facebook do evento. O deputado federal Ivan Valente, que destinou uma emenda de R$ 500 mil para a construção da Praça e do Observatório, já confirmou presença na atividade.

No dia 19 acontece a abertura oficial, às 19 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, área Norte do Campus São Carlos, com a apresentação do grupo Vocal Madrigal. A partir do dia 20, as atividades começam às 14 horas na Praça da Ciência, ao lado do Observatório Astronômico, e se estenderão até a noite, com apresentações culturais e observação do céu.
Estão confirmadas atividades como as Exposições Memórias do Carbono e de Meteoritos e o Museu Virtual, apresentações culturais de música, dança, cinema, teatro com o grupo Ouroboros e Circo da Ciência, além de Feira do Conhecimento, palestras, mesas-redondas e minicursos.

Em São Carlos, a organização da SNCT está sob a coordenação do vice-reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, e conta com o apoio de professores e servidores da  UFSCar, da Coordenadoria de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão, da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

“A experiência recente da Reunião Anual da SBPC nos inspirou a investir mais uma vez em atividades voltadas à aproximação entre a Universidade e o conhecimento que nela é produzido e a sociedade de São Carlos e região”, conclui o vice-reitor.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).