Confira a programação da Semana de Ciência e Tecnologia na UFSCar

Atividades são gratuitas e levam música, dança, teatro e cinema para todo o público

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre os dias 19 e 23 de outubro com debates, atividades educacionais e científicas, também terá uma programação cultural diversificada. São atrações musicais e de dança, teatro, cinema e poesia abertas a todo o público.

Na abertura, que será no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do Campus São Carlos, haverá a apresentação do grupo vocal Madrigal. Criado em 1990, o grupo é coordenado pela professora Jane Borges, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar. O encerramento da Semana, no dia 23, será com a Orquestra Experimental da Universidade, que apresentará o Concerto para as Estrelas. O repertório tem canções relacionadas ao tema central da SNCT 2015 – “Luz, Ciência e Vida” – e foi elaborado pela regente Maria Carolina Leme Joly, também docente do DAC.

Entre os dias 20 e 23 todas as apresentações acontecerão na Praça da Ciência, ao lado do Observatório Astronômico. Alunos, servidores docentes e técnico-administrativos da UFSCar se apresentam a partir das 18 horas com música, dança, cinema e poesia. No período da tarde, entre 14 e 18 horas, a diversão fica por conta do grupo de teatro Ouroboros, do Circo da Ciência e da Feira do Conhecimento que será apresentada pelas escolas estaduais.


Programação Cultural da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Segunda, 19 – Anfiteatro Bento Prado
19h – Grupo Vocal Madrigal com regência de Jane Borges.

Terça, 20 – Praça da Ciência
14h- Show de Química
16h30- Peça Petit Curie (Grupo Olhares)
18h – Prika Lopes
Priscila Rogante – 4º período de Licenciatura em Educação musical. Música Brasileira e repertório especial dos clássicos MPB e Clube da Esquina
18h45 – Admirável Sangue Novo
Tiago Corrêa – aluno de mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade e funcionário da Universidade. Banda de rock autoral com Sadao e Hérrison.

Quarta, 21 – Praça da Ciência
14h- Show de Química
16h30- Peça: Luz é vida (Grupo Olhares)
18h – Exibição  de “Ano-Luz” de Felipe Carelli (documentário)
Felipe Carrelli – bacharel em Imagem e Som pela UFSCar.
Sinopse – 2015 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Luz (AIL2015). Acompanhamos o projeto GalileoMobile pelo norte da Bolívia e Brasil em suas atividades relacionadas à astronomia que precederam a celebração do ano da luz.

Quinta, 22 – Praça da Ciência
14h- Show de Química
16h30- Peça: Luz é vida (Grupo Olhares)
18h – Leitura de Poesias autorais com Ester Buffa, professora e pesquisadora do PPGE/UFSCar
18h30 – Dançando Tango no Salão com Ester Buffa, Adriano César Rabello e Celio Irmer.

Sexta, 23 – Praça da Ciência

19h – Concerto para as Estrelas com a Orquestra Experimental da UFSCar com repertório especial e regência de Maria Carolina Leme Joly.

Entre os dias 20 e 23 haverá ainda Exposição Ciência e Arte Inclusiva – CeRTEV (14 às 20h), atividades do Circo da Ciência e Feira do Conhecimento.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).