Nova pesquisa tem início no CCMC

O estudo será realizado em cooperação com os Profs Alain Ibanez do CNRS de Grenoble e Lauro J.Q. Maia da UFG

Uma nova pesquisa teve início no Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos e será realizada pela Aluna de Mestrado Dalila Rivero, sob orientação do Prof. Valmor Roberto Mastelaro. Trata-se do estudo de intitulado “Síntese e caracterização da propriedade fotoluminescente do composto SrTiO3 puro e dopado”.

Segundo a pesquisadora, o titanato de estrôncio SrTiO3 é um material de estrutura perovskita muito estudado. Dependendo do método de síntese utilizado e da inserção ou não de impurezas, as  propriedades físicas como por exemplo condutividade elétrica e fotoluminescência podem ser modificadas de forma positiva ou negativa.

Com este estudo, os pesquisadores esperam melhor entender como as impurezas agem nas propriedades ópticas do material, aumentando assim sua eficiência em relação a este efeito, tendo em vista a possibilidade de sua aplicação em dispositivos como diodo emissor de luz no ultravioleta próximo e no azul.

O estudo será realizado em cooperação com os Profs Alain Ibanez do CNRS de Grenoble e Lauro J.Q. Maia da UFG. A síntese das amostras será realizada através dos métodos de síntese Pechini e Sol-gel. As amostras serão também caracterizadas por análise térmica, difração de raios-X (DRX), espectroscopia de fotoelétrons de raios-X (XPS), fotoluminescência (PL) e ressonância magnética nuclear (RMN).

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).