Atividade de conscientização ambiental é finalizada com crianças da E.E. Prof. Eugênio Franco

Cerca de 200 crianças participaram desta atividade de Difusão e Ensino do CDMF

O Laboratório de Difusão Científica do Grupo de Pesquisa Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (LaDiC/CCMC/IFSC/USP) finalizou mais uma de suas atividades de Ensino e Difusão Científica realizada na Escola Estadual Prof. Eugênio Franco, São Carlos/SP no âmbito das atividades do CDMF. Cerca de 200 crianças de cinco turmas de 3ºs anos participaram do minicurso “História da Ciência, Meio Ambiente e Energia – as demandas por energia e as alterações ambientais no decorrer da História”.

Com um enfoque mais lúdico para abranger a faixa etária das crianças (entre 8 e 9 anos) o trabalho foi realizado na Escola entre outubro e dezembro deste ano no formato de contação de histórias  pela educadora Amanda Murgo do LaDiC. Com aulas que abordaram as demandas por energia da humanidade desde a Pré-História até os dias atuais, uma reflexão foi feita com as crianças a respeito da escala de alteração ambiental que foi significativamente ampliada no período pós-Revolução Industrial.

As fontes de geração de energia como água, vento, sol e marés, foram explicadas às crianças, mostrando como na Antiguidade, Idade Média e Moderna, essas formas naturais já eram utilizadas pelos seres humanos. As alterações ambientais ampliadas no pós-Revolução Industrial, principalmente com o uso de combustíveis fósseis serviram de comparação para as crianças observarem como a evolução da ciência, tecnologia e do modo de vida humano está diretamente relacionado com a geração de energia em grandes quantidades. As consequências, entretanto desta grande demanda, tem começado a se apresentar com as grandes devastações ambientais, as mudanças climáticas e a poluição do ar.

Para encerrar a intervenção, uma atividade de desenho foi proposta às crianças de modo que ilustrassem o que mais ficou marcado no decorrer do minicurso. A poluição gerada pelos transportes e indústrias, as formas de energia no decorrer da História ficaram registradas nos trabalhinhos dos pequenos. No próximo ano, pretende-se retomar a parceria na E.E. Prof. Eugênio Franco com a mesma atividade utilizando as ilustrações das crianças no minicurso.

Cerca de 200 crianças participaram desta atividade de Difusão e Ensino do CDMF.

Agradecimentos: À equipe Gestora da escola (Diretora Silvia, Vice-Diretora Adriana, Coordenadora Pedagógica Luciane) à Equipe da Escola e às Professoras dos Terceiros anos, que dividiram suas aulas para que o projeto fosse realizado.

difusao_ladic_cdmf

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).