Pesquisa destaca interior paulista como polo de inovação

Unesp é citada como estimuladora do empreendedorismo

Entre as 15 cidades mais empreendedoras do País, segundo estudo divulgado pelo Instituto Empreender Endeavor por meio do jornal Valor Econômico, seis não são capitais e, entre as dez primeiras colocadas, três são do Interior.

De acordo com a publicação, o movimento rumo ao interior paulista e de vários Estados cresce a cada dia e, de acordo com os estudiosos, tende a ganhar mais força nos próximos anos. As razões da preferência pelo Interior incluem a busca por melhor qualidade de vida, menores custos de produção e de mão de obra e os incentivos fiscais oferecidos por muitos municípios. O peso maior, porém, está na multiplicação cada vez mais forte de ambientes propícios à abertura de novos negócios, chamados de ecossistemas empreendedores.

A reportagem do Valor Econômico enfatiza que do interior paulista sai um quarto de toda a produção científica nacional, produzida na Unesp, Unicamp, USP, ITA e UFSCar. “O interior de São Paulo está pelo menos cinco degraus acima de qualquer outro ambiente empreendedor”, afirma Francisco Jardim, sócio-fundador da SP Ventures. “Há muitas cidades, além dos clássicos centros de inovação como Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e São José dos Campos, que começam a despontar”. Entre elas, Jardim menciona Jaboticabal, na área de veterinária, apoiada pelo campus da Unesp; Botucatu, também a partir da Unesp, nas áreas de genética e biotecnologia; e Piracicaba, no segmento de agronegócio, entre outras.

A pesquisadora Débora Colombi é citada como exemplo de empreendedorismo típico do interior paulista. Foi a Botucatu em 2006 para acompanhar o marido, professor da Unesp. Com apoio da Fapesp, desenvolveu um processo de identificação de levedura por microssatélite. Hoje, ela tem 35 usinas na carteira de clientes. É este perfil de empresas, com alto grau de inovação, que se multiplica pelo interior do Estado, afirma Sergio Risola, diretor do Cietec.

Leia mais:
http://www.valor.com.br/brasil/4362800/sao-paulo-se-destaca-com-novos-polos-de-inovacao
https://www.dgabc.com.br/Noticia/1689682/interior-e-o-paraiso-dos-empreendedoras

Fernanda Vilela
Sobre Fernanda Vilela 49 Artigos
Assessora de Comunicação e Imprensa do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).