Um trabalho de mestrado realizado no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) desenvolveu um jogo educativo que pode ser usado como ferramenta de apoio ao professor em sala de aula. A iniciativa tem facilitado o aprendizado dos alunos para fixação do conteúdo de química previsto no currículo escolar do ensino médio.
O mestrado, intitulado “Aplicação do Jogo Ludo Atomística no Ensino de Química”, produziu, através do grupo Ludo Educativo, o game Ludo Atomística. O projeto teve início em 2013, quando o professor Marcelo Fernandes, autor do trabalho, ingressou no mestrado profissional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de educação no ensino de química. “Tive a oportunidade de conhecer o professor Elson Longo, que me apresentou seus trabalhos na coordenação do CDMF, e falou sobre o Portal Ludo Educativo e o seu trabalho com professores de Educação Básica na divulgação científica”, disse.
Durante a realização do projeto, Marcelo desenvolveu uma metodologia atraente para ensinar de uma forma mais prazerosa e interessante utilizando o jogo. O Ludo Atomística funciona com o caminhar de um boneco pelo tabuleiro e, ao parar em certas casas, o estudante precisa responder questões sobre química. O game é constituído por 200 questões de múltipla escolha, acessadas aleatoriamente durante as jogadas, sobre quatro temáticas: modelos atômicos, conceito de elementos químicos, distribuição eletrônica e íons, tendo em torno de 50 questões sobre cada tema.
O jogo foi desenvolvido com a tecnologia HTML 5, em que é possível jogar utilizando qualquer navegador para acessar a internet, sem a necessidade de instalação de programas no computador. O game pode ser aplicado por qualquer professor que tenha interesse em desenvolver uma atividade lúdica de assimilação do conteúdo de química e pode ser acessado através do endereço: http://www.ludoeducativo.com.br/atomistica.
“Aplicamos o jogo na Escola Estadual Capitão Agenor de Carvalho, no município de Estiva Gerbi, interior do Estado de São Paulo, com 50 alunos de duas turmas do 1º ano do ensino médio, com faixa etária entre 14 e 16 anos. O jogo foi aplicado na sala de informática da escola, através do sistema Acessa Escola durante as aulas de química”, explicou Marcelo.
Para analisar o andamento dos alunos, o professor responsável pela aplicação do jogo conta com uma área exclusiva no Portal Ludo Educativo, podendo ter acesso aos rankings das turmas e também ao desempenho individual de cada estudante. Durante o desenvolvimento do mestrado, Marcelo fez uma coleta de dados com os resultados dos alunos. “Pude notar que eles tiveram um interesse maior no conteúdo, a partir de uma maneira interessante de ensinar e aprender. A ferramenta facilitou o aprendizado, saindo da rotina do caderno e da caneta. A participação dos alunos em sala de aula também aumentou, além do interesse pelo conteúdo”, apontou.