José Arana Varela é reconduzido ao cargo de diretor-presidente do CTA da FAPESP

Varela é vice-diretor do CDMF, coordenador de pesquisa do Centro e professor titular do Instituto de Química da UNESP Araraquara

O vice-diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), José Arana Varela, foi reconduzido ao cargo de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Três novos membros do Conselho Superior da Fundação também foram nomeados: Carmino Antonio de Souza, João Fernando Gomes de Oliveira e Pedro Wongtschowski. A recondução e as nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 6 de outubro.

Varela é professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara. Além da vice-diretoria do CDMF, o professor é ainda coordenador de pesquisa do Centro. Físico, doutor em Materiais Cerâmicos pela Universidade de Washington, Varela é membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Sociedade Brasileira de Física. Éfellow da American Ceramic Society e membro da Materials Research Society, ambas nos Estados Unidos. Foi diretor-presidente do CTA da FAPESP de 2012 a fevereiro de 2015 e membro do Conselho Superior da Fundação de 2004 a 2010, ocupando a posição de vice-presidente entre 2007 e 2010. Seu nome encabeçava a lista tríplice encaminhada pelo Conselho Superior da Fundação ao governador.

O Conselho Superior da FAPESP é formado por 12 membros, com mandato de seis anos. Seis deles são de livre escolha do governador do Estado e os demais são indicados por ele a partir de listas tríplices eleitas pelas universidades estaduais paulistas e pelas instituições de ensino superior e pesquisa, públicas e particulares, sediadas no Estado de São Paulo.

O CTA da Fundação constitui sua diretoria executiva, formada pelo diretor presidente, Varela, pelo diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz, e pelo diretor administrativo, Joaquim José de Camargo Engler. Com mandatos de três anos e possibilidade de reeleição, os diretores são indicados pelo governador, a partir de listas tríplices elaboradas pelo Conselho Superior.

Sobre CDMF 591 Artigos
O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).