Encontro de Líderes do MEJ 2017

Por Rafael Romancini, diretor de Recursos Humanos da Atom Química Jr. e aluno de iniciação cientifica da professora Ieda Lucia Viana Rosa (CDMF)

Aproximadamente 600 empresários juniores que exercem funções de liderança em suas respectivas empresas, ocupando cargos de presidência ou diretorias executivas se reuniram em Itapecerica da Serra, no interior do estado de São Paulo entre os dias 26 a 29 de janeiro para compartilhar a experiência que o movimento empresa júnior tem em suas vidas, definir as metas para o novo ano e promover integração entre os participantes do MEJ brasileiro.

Primeiro dia
O objetivo do primeiro dia fora o primeiro contato entre os participantes através de dinâmicas em grupo, as quais tinham como base a autorreflexão e o compartilhamento do que fora sentido. Houve ainda palestras sobre empreendedorismo no Brasil e uma roda de perguntas com o diretor financeiro da Votorantim S.A e o Diretor de Gestão e Pessoas da Ambev.

Segundo dia
O segundo dia foi marcado por palestras sobre o crescente mercado para empresários juniores, em como montar um time focado e eficaz, vendas e abordagem de clientes pré e pós projeto. Neste dia, diversas empresas se apresentaram e através de rodas de conversas sanaram as duvidas dos participantes. Além do fato e ex participantes importantes do movimento se apresentarem fornecendo um feedback sobre como o mej impactou suas vidas, bem como onde estão hoje e suas projeções para o futuro.

Terceiro dia
O terceiro dia teve o objetivo de reunir as federações dos diversos estados presentes para que as metas do ano que se inicia fossem traçadas e expostas às respectivas empresas juniores, bem como uma apresentação dos resultados do ano anterior. Houve uma palestra sobre o gerenciamento de projetos através do método do Scrum e ao final do dia o fundador da primeira empresa júnior do pais e consequente criador do movimento palestrou sobre como surgiu a ideia e como fora aplicada, desta forma, estados que estando tendo dificuldade de inserir-se obtiveram dicas valiosas. Após esta palestra houve uma premiação das empresas nos quesitos auto impacto e auto crescimento, finalizando assim o evento.

Divulgação nos links:
http://atomufscar.wixsite.com/quimicajunior
https://www.facebook.com/AtomEJ/

Sobre Daniela Caceta 88 Artigos
Atua no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais.