Workshop Compósitos piezoelétricos, ferróicos e multiferróicos no IQ/Unesp

Aplicações em eletrônicos e 'energy harvesting'

Workshop será realizado no Instituto de Química da Unesp, Campus de Araraquara

O Workshop “Compositos piezoelétricos, ferróicos e multiferróicos: aplicações em eletrônicos e “energy harvesting” ocorre dia 24 de março no Anfiteatro Central do Instituto de Química da Unesp, Campus de Araraquara ( SP). O evento é organizado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Zaghete, com apoio da Pós-Graduação em Química e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP.

“Energy harvesting” (Captação de Energia) é uma nova tecnologia que tem a promessa de desenvolver novos dispositivos para conversão de energia ambiente em eletricidade. O desenvolvimento de nanomateriais para tecnologias de captação de energia termoelétricas, piezoelétricas, triboelétricas, piroelétricas, eletromagnéticas, incluindo a integração multimodal tornou-se um paradigma de design importante no desenvolvimento de nanogeneradores.

Da mesma forma, o desenvolvimento de novas baterias Li-ion ou supercapacitores capazes de armazenar a energia colhida é outra questão crucial para a evolução dos dispositivos miniaturizados auto-alimentados. Os sistemas auto-alimentados projetados para funcionar com potência ultra baixa oferecem grande promessa para aplicações em eletrônica implantável, sensores ambientais remotos e móveis, nanorobóticos, MEMSs / NEMSs inteligentes e eletrônicos pessoais portáteis / portáveis, todos relacionados à Internet das Coisas IoT.

Os compósitos baseados em materiais inorgânicos/polímeros apresentam uma nova classe de materiais com propriedades elétricas, magnéticas e mecânicas específicas. A eletrônica flexível é hoje uma das tendências mais interessantes na área de materiais e dispositivos eletrônicos e os materiais orgânicos utilizados como matriz polimérica, nestes compósitos, possuem baixa condutividade elétrica, alta estabilidade química e baixa temperatura de processamento. Entre as matrizes poliméricas mais comuns PVDF e P (VDF-TrFE) são marcadas como um candidato ideal devido a suas características piezoelétricas e ferroelétricas.

Serão discutidos exemplos de compósitos complexos baseados em piezoeletricos, ferroícos ou multiferróicos em matriz polimérica ou cimentícia. Também serão discutidas técnicas de avaliação destas propriedades em nanoestruturas.

Horário Programação

  • 9:00h – Abertura
  • 9:30h – Flexible electronics based on ferroics and multiferroics composites. Application and future trend
    Profa Dra Biljana Stojanovic – Faculty for Technology and Metallurgy Engineering, Belgrado , Servia
  • 10:00h – Caracterização de filmes ferroelétricos usando PFM
    Prof. Dr. Fenelon Martin Pontes – Dept. de Química- Faculdade de Ciências Bauru – UNESP
  • 10:30h – Nanocompósitos de ZnO:grafeno aplicados a “energy harvesting”
    Talita Mazon – Centro da tecnologia da informação, CTI-MCTI
  • 12:30h – Intervalo- Café
    Discussão dos temas apresentados na forma de palestras ou pôsteres
  • 12:30-14:00h – Almoço
  • 14:00h – Propiedades de compositos PVDF-PZTe Cimento- PZT
    Prof. Dr. José Antonio Malmonge – Falcudade de Engenharia , Ilha Solteira FEIS-UNESP
  • 14:30h – Técnicas de microscopia de força atômica na investigação de materiais nanoestruturados ferroelétricos, magnéticos e multiferroicos
    Dr. Wagner Benício Bastos – Pesquisador – IQAr- UNESP
  • 15:30h – Novas tendências visando a criação de multiferroicos artificiais
    Prof. Dr. Alexandre Z. Simões – Falcudade de Engenharia Guaratingueta, FEG – UNESP
  • 17:30h – Intervalo- Café
    Discussão dos temas apresentados na forma de palestras ou pôsteres
  • 17:30h – Encerramento

Maiores informações: (16) 3301-9712 / 3301-9865

Sobre Jose Angelo Santilli 55 Artigos
Especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp - (2000). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo científico.