Workshop sobre compósitos piezoeletricos, ferroicos e multiferroicos

Evento foi organizado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Zaghete

O Workshop “Compósitos piezoeletricos, ferroicos e multiferroicos: aplicações em eletrônicos e “energy harvesting” foi realizado em 24 de março no Anfiteatro Central do Instituto de Química da Unesp, Campus de Araraquara ( SP), com a participação de 40 inscritos de diversas instituições: USP-São Carlos, USP-São Paulo, UFSCar e vários campi da Unesp. O evento foi organizado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Zaghete (IQ/Unesp), com apoio da Pós-Graduação em Química e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP.

A vice-diretora do IQ/Unesp, Profa. Dra. Dulce Helena Ciqueira, abriu os trabalhos destacando o empenho dos docentes do Instituo de Química para manter as cooperações internacionais apesar das dificuldades financeiras.
O encontro teve por objetivo reunir alguns dos pesquisadores da área de materiais piezoeléctricos, feroicos e multiferroicos visando destacar os recentes avanços na área de eletrônicos flexíveis que visam o desenvolvimento de compósitos com propriedades aplicadas em memórias ferroelétricas e resistivas, transdutores piezoelétricos e armazenadores de energia.

Pesquisadores convidados apresentaram seus projetos em andamento, sendo a primeira conferência proferida pela Profa Dra Biljana Stojanovic ,da Faculty for Technology and Metallurgy Engineering, Belgrado, Servia, que, em colaboração com a Profa. Maria Aparecida Zaghete desenvolve um projeto de cooperação entre Brasil e Servia. A professora Biljana focou o tema “Flexible electronics based on ferroics and multiferroics composites. Application and future trend”. Nessa palestra destacou-se os compósitos baseados em matriz polimérica e materiais inorgânicos como fase dispersa que representam uma nova classe de materiais com propriedades elétricas, magnéticas e mecânicas específicas.

A eletrônica flexível é hoje uma das tendências mais interessantes na área de materiais e dispositivos eletrônicos. Os materiais orgânicos utilizados como matriz polimérica possuem baixa condutividade elétrica, alta estabilidade química e baixa temperatura de processamento. Entre as matrizes poliméricas mais comuns estão PVDF e P(VDF-TrFE) que são candidatos devido a suas características piezoelétricas e ferroelétricas.
Na sequência foram apresentadas conferências pelos pesquisadores Dr. Wagner Benício Bastos, pesquisador do IQAr – UNESP, que abordou “Técnicas de microscopia de força atômica na investigação de materiais nanoestruturados ferroelétricos, magnéticos e multiferroicos”.

A seguir, a conferência “Caracterização de filmes ferroelétricos usando PFM” proferida pelo Prof. Dr. Fenelon Martin Pontes – Dept. de Química- Faculdade de Ciências Bauru – UNESP ilustrou com resultados o uso desta técnica na caracterização de filmes finos piezelétricos.

Na sequência, o tema ” Nanocompósitos de ZnO: grafeno aplicados a “energy harvesting” foi abordado pela Dra Talita Mazon – Centro da tecnologia da informação, CTI- MCTI, que também indicou o uso de materiais ferroelétricos nanoestruturados no armazenamento de energia. Também o Dr.Walter Sakamoto – Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira FEIS-UNESP falou sobre a prevenção de desastres estruturais usando compósitos: “Propriedades de compósitos PVDF-PZT e Cimento- PZT”. O Prof. Dr. Alexandre Z. Simões – Faculdade de Engenharia Guaratingueta, FEG – UNESP – fechou o evento falando sobre um tema extremamente novo “Novas tendências visando a criação de multiferroicos artificiais”, onde um dos objetivos é desenvolver novos tipos de memórias chamadas memórias resistivas.

O evento foi finalizado com uma reunião informal dos participantes discutindo os resultados de alguns pôsteres, envolvendo os temas da reunião, que foram trazidos pelos demais participantes.

Sobre Jose Angelo Santilli 55 Artigos
Especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp - (2000). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo científico.