Oportunidades de Pós-Doutorado no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais

Oportunidades de Pós-Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais, Geração de Energia, Materiais para Geração de Energia, Materiais com Propriedades Antimicrobianas e Materiais Ferroelétricos Nanoestruturados.

Agência FAPESP – O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, oferece oportunidades de Pós-Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais, Geração de Energia, Materiais para Geração de Energia, Materiais com Propriedades Antimicrobianas e Materiais Ferroelétricos Nanoestruturados.

As atividades dos cinco bolsistas selecionados serão realizadas junto ao Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara. Os prazos das inscrições encerram em 10 de abril.

A primeira bolsa, em Ciências e Engenharia dos Materiais, está vinculada a estudo detalhado sobre a influência da modulação do sinal elétrico sobre a performance de dispositivos sensores de gás de junção p-n baseados em nanoestruturas semicondutoras 1D. Nanoestruturas com diferentes estequiometrias do óxido de estanho (SnO2, SnO e Sn3O4) e óxido de cobre (CuO e Cu2O) serão utilizadas para projetar um elemento sensor cruzado a fim de construir dispositivos constituídos por (a) apenas um canal-n; (b) apenas um canal-p; e (c) multicanais em um único dispositivo.
As propriedades de sensor de gás dos dispositivos serão analisadas após exposição a baixas concentrações (no intervalo de ppm) de gases oxidantes e redutores em diferentes temperaturas de operação, utilizando sistemas de aquecimento externo e de self-heating.

O maior desafio deste trabalho será construir e caracterizar um novo e sofisticado dispositivo sensor de gás “3 em 1” (formado pela intersecção de duas nanoestruturas cruzadas) com um design especial que permite estudar simultaneamente, em um único dispositivo, as propriedades sensoras de três canais de forma independente.

O foco do trabalho será a compreensão de como otimizar as suas respostas como sensor de gás, permitindo o desenvolvimento de novos dispositivos eletrônicos multifuncionais de alto desempenho com potencial para serem utilizados como sensores químicos.
Os interessados devem enviar carta de interesse para a posição, curriculum vitae resumido ( com informações sobre grau acadêmico, publicações e documentos comprovando experiência na área) e duas cartas de recomendação para Mário Cilense, no endereço mcilense@iq.unesp.br, com cópia para a Assessora Administrativa no e-mail rose.liec@iq.unesp.br.

Informações detalhadas sobre essa oportunidade estão publicadas em http://www.fapesp.br/oportunidades/1471/.

A segunda bolsa, em Geração de Energia, visa desenvolver células solares de perovskita. Para isso, filmes semicondutores de TiO2, Nb2O5 e CH3NH3PbI3 serão preparados e caracterizados individualmente. Além disso, os dispositivos serão montados e as células solares serão caracterizadas quanto à eficiência de conversão de energia solar.

Os candidatos devem ter conhecimento na área de dispositivos fotovoltaicos, experiência nas técnicas de deposição de filmes envolvidas na preparação das células solares, como sputtering reativo, atomic layer deposition (ALD), spin coating, dip coating, entre outras técnicas de deposição; experiência em síntese e deposição de filmes de perovskita CH3NH3PbI3 e experiência em técnicas de caracterização de dispositivos fotovoltaicos, como medidas de tensão versus corrente e eficiência quântica.

Os interessados devem enviar carta de interesse, curriculum vitae resumido ( com formação acadêmica, publicações e informações que comprovem a sua experiência científica na área do projeto) e nomes e e-mails de duas pessoas como referência para Elson Longo, pesquisador principal do CDMF, no endereço elson@iq.unesp.br, com cópia para a Assessora Administrativa, no e-mail rose.liec@iq.unesp.br.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1473/.

A terceira bolsa, em Materiais para Geração de Energia, está vinculada a pesquisa que visa desenvolver nanomateriais com estrutura perovskita para aplicação na área de geração de energia, como dispositivos piezelétricos e fotovoltaicos. No desenvolvimento do projeto os materiais serão sintetizados em forma de pós ou filmes, e estes serão caracterizados quanto às suas estruturas, morfologias e desempenho na geração de energia.
Os candidatos devem ter conhecimento na área de síntese de materiais, síntese de pós e deposição de filmes; experiência nas principais técnicas de caraterização de materiais, como difratometria de raios X, microscopia eletrônica de varredura, microscopia de força atômica (AFM), microscopia de piezo-resposta (PFM), além de conhecimentos básicos em caracterizações ópticas e elétricas.

Os interessados devem enviar carta de interesse, curriculum vitae resumido (com formação acadêmica, publicações e informações que comprovem a sua experiência científica na área do projeto) e nomes e e-mails de duas pessoas como referência para Maria Aparecida Zaghete no endereço zaghete@iq.unesp.br.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1478/.

A quarta bolsa, em Materiais com Propriedades Antimicrobianas, está ligada a pesquisa que visa desenvolver microcristais associados à prata, em especial o fosfato de prata (Ag3PO4), com finalidade antimicrobiana. Para isso, os microcristais serão sintetizados e caracterizados, e sua atividade antimicrobiana será testada contra diversos microrganismos, entre bactérias e fungos. Adicionalmente, os microcristais sintetizados serão testados em relação à sua toxicidade in vitro em células humanas.

Os candidatos devem ter conhecimento na área de desenvolvimento e caracterização de materiais funcionais aplicados à saúde,experiência nas técnicas de cultura de microrganismos, bem como em ensaios de atividade antimicrobiana e experiência nas técnicas de cultura de células e ensaios de citotoxicidade.

Os interessados devem enviar carta de interesse, curriculum vitae resumido (com formação acadêmica, publicações e informações que comprovem a sua experiência científica na área do projeto) e nomes e e-mails de duas pessoas como referência para Elson Longo, pesquisador principal do CDMF, no endereço elson@iq.unesp.br, com cópia para a Assessora Administrativa, no e-mail rose.liec@iq.unesp.br.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1485/.

A quinta bolsa, em Materiais Ferroelétricos e Nanoestruturados, está ligada a projeto de pesquisa que visa desenvolver um sistema de medidas em microscopia de piezo-resposta para estudos de materiais ferroelétricos. Para isso, filmes finos ferroelétricos do tipo perovskita (ABO3) da família de Pb1-xCaxTiO3 serão preparados e caracterizados individualmente. Além disso, toda a instrumentação necessária à pesquisa deverá ser implementada em um microscópio de força atômica.

Os candidatos devem ter experiência na área de materiais ferroelétricos; em microscopia de força atômica e microscopia de piezo-resposta; na preparação de filmes finos por método dos precursores poliméricos; nas técnicas de deposição envolvidas na preparação de filmes finos RF-Sputtering, DC-Sputtering e spin-coating; em eletrônica analógica, eletrônica digital, projeto e confecção de placas de circuito impresso e linguagem de programação para o desenvolvimento de sistemas de aquisição de dados; e em técnicas de caracterização de ferroelétricos envolvendo instrumentação como lock-in, geradores de função, osciloscópios, fontes de tensão, entre outras.

Os interessados devem enviar carta de interesse, curriculum vitae resumido (com formação acadêmica, publicações e informações que comprovem a sua experiência científica na área do projeto) e nomes e e-mails de duas pessoas como referência para Elson Longo, pesquisador principal do CDMF, no endereço elson@iq.unesp.br, com cópia para a Assessora Administrativa, no e-mail rose.liec@iq.unesp.br.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1486/.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Publicado originalmente em:
http://agencia.fapesp.br/posdoutorado_no_centro_de_desenvolvimento_de_materiais_funcionais/25025/

Sobre Jose Angelo Santilli 55 Artigos
Especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp - (2000). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo científico.