Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento do CDMF ministrará palestra na Casa do Saber

Professor Adilson de Oliveira apresenta a palestra "O que é o tempo? A poesia da Física"

O estilo de vida dos dias atuais tem transformado a todos em escravos do tempo. Ao otimizar as tarefas, busca-se escapar da opressão dos relógios, mas parece que o tempo anda cada vez mais depressa. Entretanto, o que realmente é o tempo? Ele é real ou apenas uma ilusão vivida? Por que o tempo sempre fluiu em direção do futuro? Ele é o mesmo para todas as pessoas? É possível voltar no tempo e consertar os erros do passado?

No encontro, será discutido como o tempo pode ser compreendido na física e como esta visão tem íntima conexão com os pontos de vista culturais e psicológicos de quem o observa. Como Agostinho, o filósofo, pergunta em sua obra: “Que é, pois, o tempo? Quem poderá explicá-lo clara e brevemente? Quem o poderá apreender, mesmo só com o pensamento, para depois nos traduzir por palavras o seu conceito? (…) O que é, por conseguinte, o tempo? Se ninguém me perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, já não sei.”

Informações

Data 06/10/2017

Duração: 1 encontro

Dia: Sexta-Feira

Horário: das 20h às 22h

Valor: R$ 180,00

Mais informações em https://goo.gl/Yu4Tuc

Texto por Casa do Saber.

Sobre LAbI UFSCar 2834 Artigos
O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia.